Resultado da análise alargada vai ser enviada ao setor responsável no Patriarcado de Lisboa
Lisboa, 05 dez 2013 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, no Patriarcado de Lisboa, refletiu conjuntamente o inquérito preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a família, encarando o documento como uma “oportunidade” de consciencialização sobre a realidade e o ser cristão.
“É, por um lado, uma tomada de consciência, pois a realidade é múltipla e diversificada, com novas situações familiares”, mas também uma oportunidade para “perceber que ser cristão é ser participante de uma história onde somos chamados a dar um contributo real”, explica à Agência ECCLESIA o capelão, padre José Tolentino Mendonça.
O inquérito enviado pelo Vaticano às Conferências Episcopais com o pedido de difusão “capilar do documento preparatório” pelas paróquias e entre cristãos foi analisado em dois encontros, a 27 de novembro e 4 de dezembro.
A comunidade foi chamada a “tomar a palavra”, num “exercício de Igreja”, dando conta do que “vivem e testemunham”.
O padre Tolentino Mendonça refere a importância que o inquérito revela, propondo uma análise sobre a família, que deverá ajudar a preparar o Sínodo extraordinário dos Bispos, marcado para outubro de 2014, sendo por isso “uma oportunidade” de a comunidade refletir sobre os temas propostos e “sobre si própria”.
“Uma comunidade cristã é uma família formada a partir de múltiplas famílias e pensamos que pode ser uma tomada de consciência importante” que, assinala o capelão, não impede uma resposta individual ou em família.
A comunidade irá preencher o questionário, disponível online, e enviar uma resposta comunitária, disponibilizando ainda a síntese da reflexão no site em www.capeladorato.org
LS