Povos da Amazónia estão em Roma para participar na assembleia sinodal e em iniciativas de valorização das suas tradições, culturas e riquezas naturais
Cidade do Vaticano, 17 out 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se esta tarde com um grupo de quarenta indígenas que estão em Roma para participar no Sínodo para a Amazónia e noutras iniciativas que decorrem no contexto da assembleia sinodal.
De acordo com o portal de notícias do Vaticano, o Papa disse aos presentes que o Evangelho é como uma semente que cai na terra que encontra e cresce de acordo com as características de cada terra.
“Os povos recebem o anúncio de Jesus com sua própria cultura”, afirmou o Papa.
O encontro de Francisco com quatro dezenas de indígenas decorreu por volta das 15h30 e contou com a presença de D. Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, e do cardeal Claudio Hummes, relator-geral do Sínodo.
O portal VaticanNews acrescenta que o encontro iniciou com uma saudação de uma mulher e um homem, representantes dos povos indígenas, que agradeceram ao Papa a convocação do Sínodo e pediram ajuda para concretizar o desejo de Francisco de garantir uma vida serena e feliz para os povos indígenas.
Os povos indígenas querem salvaguar cuidado das terras, a proteção das águas e a de outras riquezas naturais da Amazónia.
O Sínodo especial para a Amazónia, convocado pelo Papa Francisco, decorre até 27 de outubro, no Vaticano, com a participação dos bispos católicos da região, de representantes indígenas, convidados e especialistas.
PR