Sínodo 2015: Papa ratifica eleição de representantes de 28 conferências episcopais

Cidade do Vaticano, 31 jan 2015 (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje uma lista dos delegados eleitos por 28 conferências episcopais para participar na próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, após ratificação pelo Papa.

Os nomes hoje conhecidos vão fazer parte da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro, sobre o tema "A Vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo".

Entre os nomes já confirmados estão prelados africanos do Burundi, da Etiópia e Eritreia, do Gana e do Quénia, de Madagáscar e do Ruanda; do Paquistão e Vietname, da região asiática; e da Austrália e Nova Zelândia, em representação da Oceânia.

Da Europa foram já eleitos representantes dos episcopados da Albânia, Áustria, Bósnia, Espanha, França, Grécia, Lituânia, dos Países Baixos e do Reino Unido; enquanto que do continente americano estão na lista membros das conferências episcopais da Argentina, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos da América, Honduras, México e Uruguai.

O comunicado do Vaticano indica ainda, para além de 48 bispos participantes, substitutos de cada conferência episcopal.

Outros participantes dos vários organismos episcopais mundiais serão indicados nos próximos meses.

No texto preparatório da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, o Vaticano salienta a importância de “discernir os caminhos para renovar a Igreja e a sociedade no seu compromisso pela família fundada sobre o matrimónio”, a “união indissolúvel entre o homem e a mulher”.

Já foi enviado às conferências episcopais de cada país um conjunto de propostas para reflexão, cujas respostas deverão ser remetidas até ao próximo dia 15 de abril.

JCP/PR/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR