Sínodo 2012: Participantes estudam 57 propostas para apresentar ao Papa

Secularismo, diálogo entre ciência e fé ou liberdade religiosa entre os pontos em análise

Cidade do Vaticano, 23 out 2012 (Ecclesia) – O Sínodo dos Bispos que decorre no Vaticano está a estudar 57 propostas que vão ser entregues ao Papa, adiantou hoje o jornal ‘L’Osservatore Romano’.

A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo, um organismo criado por Paulo VI em 1965, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e reúne mais de 260 participantes, um número recorde.

Entre as propostas são assinaladas questões sobre secularismo, liberdade religiosa, Direitos Humanos, migrações, Doutrina Social da Igreja, opção pelos pobres, catequese, a dimensão contemplativa, família, vida consagrada, diálogo entre ciência e fé, jovens, diálogo inter-religioso e ecumenismo.

A lista das chamadas “proposições” está subdividida em quatro secções: “a natureza da nova evangelização”, “o contexto da missão atual da Igreja”, “as respostas pastorais às circunstâncias dos nossos dias” e “os agentes/participantes da nova evangelização”.

O elenco final das propostas vai ser apresentado na sexta-feira e votado no sábado, dia em que os trabalhos vão ser encerrados.

A Conferência Episcopal Portuguesa está representada no Sínodo pelos bispos do Porto e de Lamego, D. Manuel Clemente e D. António Couto, respetivamente.

OC

Partilhar:
Scroll to Top