Sinodalidade: Clero de Santarém aborda implementação do documento final do Sínodo dos Bispos

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 25 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Santarém convocou os padres e os diáconos da diocese para participarem hoje na sua Assembleia Geral anual, onde vão abordar a implementação do documento final do Sínodo dos Bispos dedicada à sinodalidade, no Centro Pastoral Diocesano.

“Teremos oportunidade de refletirmos a concretização do programa do Cinquentenário da Diocese e o Jubileu do Ano Santo 2025. Entretanto, é necessário assumir a receção do Documento final do Sínodo sobre a sinodalidade na Igreja, especialmente o que se refere que deve ser implementado pelas Dioceses”, afirmou D. José Traquina, na carta enviada ao clero, divulga a Diocese de Santarém na informação enviada à Agência ECCLESIA.

Na mensagem, o bispo de Santarém expressa o desejo que esta Assembleia Geral do Clero seja “decisiva para os próximos anos na missão pastoral da diocese”

A agenda deste encontro diocesano inicia com uma oração (10h00), seguida da palavra do bispo sobre o “programa do cinquentenário: avaliação e informações”, e o “documento final do Sínodo e as suas indicações a implementar nas paróquias e na organização da diocese”.

Da parte da tarde, depois do almoço, tem lugar uma auscultação sobre organização da Cúria Diocesana, em que se incluem as conclusões da Assembleia Diocesana, propostas dos responsáveis de Secretariados e Serviços, sugestões para a missão diocesana nos próximos anos e informações sobre iniciativas relativas ao Ano Santo, além de outras informações e assuntos.

O programa da Assembleia Geral anual do Clero escalabitano termina com a oração da hora das vésperas.

A Diocese de Santarém foi criada a 16 de julho de 1975, pela Bula Apostolicae Sedis Consuetudinnem do Papa Paulo VI, que nomeou D. António Francisco Marques como seu primeiro bispo, celebrando 50 anos em 2025.

O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana), teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.

A segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos decorreu entre 2 e 27 de outubro, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão, missão’, na sequência de um processo que começou com a auscultação de milhões de pessoas, pelas comunidades católicas, em 2021; a primeira sessão decorreu em outubro de 2023.

Francisco promulgou o documento final e enviou-o às comunidades católicas, sem publicação de exortação pós-sinodal.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top