Sinodalidade: «Caminhar juntos é o estilo de vida e da missão da Igreja», assinala o Papa

Leão XIV enviou uma mensagem ao encontro que está a refletir sobre o bispo para uma Igreja sinodal

Cidade do Vaticano, 08 out 2025 (Ecclesia) – O Papa assinalou que “caminhar juntos é o estilo de vida e da missão da Igreja”, à conferência teológica que está a refletir sobre o tema ‘Que bispo para uma Igreja sinodal?’, na comunidade monástica de Camaldoli (Itália).

“A autêntica sinodalidade exige, por sua natureza, a escuta e a participação de todos os batizados, segundo a vocação de cada um, mas não pode prescindir da autoridade conferida por Cristo ao Colégio dos Bispos, chefiado pelo Sucessor de Pedro”, referiu Leão XIV, na mensagem enviada nesta quarta-feira, 8 de outubro, citado pelo portal de notícias do Vaticano.

‘Qual bispo para uma Igreja sinodal?’, é o tema da conferência teológica que está a decorrer, até esta quinta-feira, 9 de outubro, com o apoio da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Santa Sé), na comunidade monástica (Sacro Eremo) de Camaldoli, perto de Arezzo na região italiana da Toscana.

Leão XIV desejou que estes dias de estudo suscitem “a compreensão renovada de que caminhar juntos é o estilo de vida e da missão da Igreja”, na mensagem aos promotores, oradores e participantes, enviada ao prior geral da Congregação Camaldulense da Ordem de São Bento, o padre Matteo Ferrari.

Esta conferência teológico, que começou na segunda-feira, dia 6, são quatro dias de estudo, em particular, sobre a figura e o ministério do bispo numa Igreja sinodal, procurando esclarecer como não se pode desenvolver um estilo e uma forma sinodal de Igreja sem repensar o ministério episcopal numa perspetiva sinodal, explica a organização.

O Papa está “espiritualmente” presente nesta “significativa” assembleia, que é uma iniciativa de “profundidade teológica e eclesial”, na mensagem que foi assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, informa o portal online ‘Vatican News’.

Foto: Foresteria di Camaldoli (Facebook)

Com este encontro de reflexão, o Mosteiro de Camaldoli, “fiel a uma longa tradição de escuta e leitura dos sinais dos tempos”, quis oferecer um tempo e um espaço para aprofundar o Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: «Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão», considerando “o quão decisivo é o processo sinodal em curso”, que entrou na fase de implementação.

A comunidade de Camaldoli, nas montanhas da Toscana, faz referência tanto ao Sacro Eremo como ao Mosteiro Camaldulense, fundados por São Romualdo, por volta de 1025, perto de Arezzo, na Toscana, formando um centro espiritual da Ordem dos Beneditinos Camaldulenses; existe um eremitério, os monges vivem em celas para a meditação e o isolamento, e um mosteiro que contempla a vida comunitária dos monges, aos visitantes oferece hospitalidade, retiros espirituais e produtos artesanais.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top