Sinalizar periferias para uma «saída missionária»

Conselho Presbiteral de Angra analisou Exortação Apostólica «A Alegria do Evangelho»

Angra do Heroísmo, Açores, 09 mai 2014 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese de Angra considera que é necessário sinalizar as “várias periferias” para implementar uma “nova saída missionária ajustada à realidade insular”, refere o Comunicado Final do encontro, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“Os Conselheiros constatam a necessidade de realizar uma caracterização da identidade do povo açoriano e de proceder a uma avaliação aprofundada da realidade da Igreja diocesana. Assim, o Conselho propõe a sinalização das várias periferias para a nova saída missionária ajustada à nossa realidade insular”, refere o documento.

 A Sessão Plenária do Conselho Presbiteral da diocese açoriana decorreu entre os dias 5 e 9 de maio e teve por tema “Alegria do Evangelho na Vida dos Presbíteros”.

De acordo com o Comunicado Final, o Conselho Presbiteral analisou dois temas a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho”: as “tentações dos agentes de pastoral hoje” e a “homilia como diálogo empático com o Povo de Deus”.

“Foram diagnosticadas três classes de tentações dos agentes pastorais: pessoais, institucionais e sociais”, referem as conclusões da 39ª sessão deste organismo diocesano, que afirmou também a necessidade de analisar a homilia dos sacerdotes na etapa da “preparação, realização e efeitos”.

“Do debate resultou a constatação da necessidade de formação permanente do Clero e de um melhor acompanhamento dos padres, sobretudo os mais jovens e os idosos”, afirma o documento.

O padre Abel Vieira e cónego António Rego participaram, como convidados, no Conselho Presbiteral analisando respetivamente a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” e os “aspetos formais e técnicos da comunicação” de quem faz uma homilia.

Na abertura dos trabalhos do Conselho Presbiteral, D. António Braga, bispo de Angra, disse aos participantes que é necessário “lançar as bases de um caminho de conversão pastoral em chave missionária”.

As conclusões da assembleia plenária do Conselho Presbiteral, que reuniu 12 membros eleitos, 10 em função do cargo e 3 convidados pelo bispo diocesano, afirma-se também a necessidade de “implementação do portal digital”.

“Na verificação da aplicação das medidas da anterior sessão plenária é reiterada por este Conselho a urgência de implementação do portal digital da Diocese e das medidas já assumidas pela Pastoral da Comunicação”, refere o documento.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top