Associação Católica Mundial para a Comunicação tem prémio próprio na mostra italiana
Inês Gil, membro do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), foi nomeada para integrar o quadro de júris da Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS) para o festival de cinema de Veneza.
A professora de cinema vai estar presente no certame em representação da SIGNIS portuguesa, facto que sucede pela primeira vez.
“É uma honra poder participar, em representação de Portugal, já que isso demonstra que a SIGNIS, a nível internacional, está atenta ao trabalho que a nossa pastoral da cultura tem feito, para fomentar a relação entre o cinema e a Igreja”.
Uma relação que tem 25 anos de existência, período em que a SIGNIS portuguesa se fez notar pelas participações nos festivais de cinema de Tróia e IndieLisboa.
O objectivo da organização é contribuir para um cinema cada vez mais orientado para os valores humanos, para a relação entre as pessoas, fomentando valores positivos e a celebração da vida e da esperança.
“Vemos que há um cinema jovem português que se enquadra, cada vez mais, nesse universo de espiritualidade. Há cada vez mais filmes que veiculam mensagens de raiz cristã, ainda que não seja de forma explícita” realça Inês Gil.
A crítica de cinema vê a presença em Veneza como uma “oportunidade de alargar contactos”. O futuro da SIGNIS Portuguesa deve passar, cada vez mais, “pela presença nos festivais mais importantes”, defende.
O Festival de Cinema de Veneza abre as suas portas na próxima Quarta-feira, dia 1 de Setembro.
Um dos prémios a concurso é precisamente o galardão SIGNIS, uma ONG com associados de 140 países, que congrega, como “associação católica mundial para a comunicação” profissionais da rádio, televisão, cinema e Internet.
A fusão, em 2001, da UNDA (rádio e televisão) e do OCIC (cinema e audiovisuais) deu origem à SIGNIS International. A SIGNIS tem como membros associações católicas nacionais que congregam instituições e pessoas activas no meio audiovisual e também organizações católicas internacionais para a comunicação.