Paróquia de Nossa Senhora da Conceição vai começar a distribuir refeições às famílias mais carenciadas, com preços a variar entre os 10 cêntimos e 1 euro por refeição
Setúbal, 29 jun 2011 (Ecclesia) – A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na diocese de Setúbal, inaugura hoje um “restaurante social” baseado não só na caridade, mas principalmente na responsabilidade e participação das pessoas.
De acordo com o pároco, padre Constantino Alves, “trata-se de um projeto nascido da crise que afeta o país, mas que pretende cortar com o conceito instalado de esmola ao pobre”.
“Vamos ter uma tabela de preços, a variar entre os 10 cêntimos e 1 euro por refeição, e todos os utentes serão chamados a colaborar, conforme as possibilidades de cada um”, explica o sacerdote, mentor da iniciativa, em entrevista concedida à Agência ECCLESIA.
Os custos foram estabelecidos depois das famílias referenciadas terem passado por um processo de análise à sua situação económica.
“Só nos casos em que se verificar que os rendimentos do agregado familiar são inferiores às despesas é que a alimentação será concedida gratuitamente”, realça o sacerdote.
A nova valência, que será lançada a partir das 18h30, surgiu da convicção de que “cada pessoa deve ser chamada a tomar parte no provimento das suas necessidades, em vez de esperar que os outros resolvam os seus problemas”.
Há quase três anos, a paróquia abriu um serviço de distribuição de excedentes dos restaurantes, direcionado sobretudo para os sem-abrigo, através de uma parceria entre a Caritas local e o Projeto Casa.
“Decidimos terminá-lo porque não estava a ajudar os beneficiados a responsabilizarem-se pela sua própria vida, a saírem da pobreza, antes pelo contrário, mantinha-os num esquema de dependência e de facilidade”, recorda o padre Constantino Alves.
Por outro lado, “as pessoas eram recebidas várias vezes em instalações pouco dignas, o que não contribuía para a sua valorização pessoal”.
O ‘restaurante social’ irá funcionar todos os dias, entre as 19 e as 20h30, com um conjunto de cerca de 60 funcionários especializados, em regime de voluntariado.
“No futuro, pretendemos que este trabalho favoreça uma ação “mais abrangente” junto das comunidades carenciadas, através da abordagem de problemas relacionados com a gestão do orçamento familiar, os hábitos de higiene, a saúde e prevenção de doenças e a alteração de modos de vida”, indica o pároco de Nossa Senhora da Conceição.
O bispo de Setúbal, que preside à sessão de lançamento do novo restaurante, considera que se trata de “uma bela iniciativa, que dará às famílias outras condições de acesso à alimentação, com o respeito que merecem”.
D. Gilberto Canavarro dos Reis espera que “o projeto seja também fonte de inspiração para outras ações similares”.
JCP