Tomada de posse do novo bispo diocesano acontece hoje, na Sé, pelas 18h
Setúbal, 26 out 2023 (Ecclesia) – O Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, afirmou que a chegada de D. Américo Aguiar como bispo à diocese de sadina tem um significado positivo para a região devido aos problemas sociais vividos.
“Ter mais um aliado aqui em defesa daqueles que afrontam os problemas mais graves na nossa sociedade é sempre muito positivo e, por isso, nós temos de desejar boas-vindas ao senhor bispo”, assinala o autarca, em entrevista à Agência ECCLESIA, no âmbito da eleição do cardeal D. Américo Aguiar para bispo da diocese de Setúbal.
Há mais de um ano que o lugar, que hoje vai ser ocupado cardeal, estava vago, sendo, por isso, este um momento há muito aguardado.
“Eu acho que isto perturbou um pouco aqui a nossa vida. Naturalmente que estas questões da transição são sempre momentos que acontecem e que compreendemos”, lamentou André Martins.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a entrada de um novo bispo para Setúbal é um “motivo de grande regozijo”.
“Nós acreditamos que o bispo vem por bem e, naturalmente, que contamos com o bispo, com a Igreja, no sentido de poder manter a esperança que é sempre necessária termos, também uma perspetiva de vida mais positiva em tempos tão conturbados que nós vivemos e agora de forma acentuada com as guerras, os conflitos que têm surgido no mundo”, reforçou.
A habitação é um dos problemas sociais que afeta a Península de Setúbal e que causa preocupação junto da população.
“Aqui também os problemas da habitação se fazem sentir de forma grave”, começa por explicar o autarca, que considera que a cidade ainda se encontra a sofrer consequências da pandemia e mais recentemente do turismo.
“Tudo isto acentuou este problema da falta de habitação, do aumento significativo das rendas e não foram tomadas medidas políticas no sentido de conter esta situação. E, naturalmente, que as famílias que têm orçamentos familiares mais baixos, mais reduzidos, são as principais afetadas”, sublinha.
De acordo com André Martins, a autarquia tem desenvolvido programas comunitários, em parceria com o Governo, para colmatar a situação para que as “pessoas possam também viver em habitações com a dignidade que necessária”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Setúbal conta com D. Américo Aguiar para melhorar o futuro da região.
“Todos em conjunto poderemos dar um contributo maior para que possamos viver melhor aqui em Setúbal e até de sermos um exemplo para outras situações e outras regiões que precisem também de exemplos para viver melhor, sermos mais humanos e, portanto, acreditarmos mais no futuro”, referiu.
Questionado sobre se o facto de Setúbal ter agora um bispo que também é cardeal representa um fator de distinção para a região, o autarca acredita que “é muito importante” ter uma referência nacional e internacional que “mobiliza outras pessoas”.
“Hoje em dia também é preciso nós acreditarmos que somos capazes, que temos esperança e que somos capazes de criar dinâmicas para ultrapassar as dificuldades maiores que os nossos tempos nos obrigam a enfrentar”, destacou.
O bispo D. Américo Aguiar toma hoje posse da Diocese de Setúbal, na Sé, pelas 18h00, e a entrada solene está agendada para a celebração eucarística de domingo.
O presidente responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 foi nomeado bispo de Setúbal, pelo Papa Francisco, no dia 21 de setembro, e mais tarde, a 30 de setembro, recebeu o anel e o barrete cardinalícios, tronando-se o sétimo cardeal português do século XXI.
A diocese de Setúbal e a entrada de D. Américo Aguiar vai estar em destaque no programa 70×7 de domingo, dia 29, na RTP2, pelas 17h30.
PR/LJ