Setúbal: Peregrinação diocesana levou milhares de pessoas a Fátima

D. José Ornelas convidou peregrinos a «caminhar em família»

Fátima, 28 out 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebeu este sábado milhares de participantes na peregrinação diocesana de Setúbal, presidida por D. José Ornelas, que convidou os presentes a “caminhar em família”.

“Viemos com as nossas famílias: as famílias que constituímos em cada um dos nossos lares; as famílias que são as nossas paróquias e as nossas dioceses”, disse o bispo de Setúbal na Missa a que presidiu na Basílica da Santíssima Trindade.

Na homilia, disponível online, D. José Ornelas lembrou o “convite à conversão” deixado em 1917, pedindo “o perdão e a misericórdia de Deus e o dom do seu Espírito”.

“Viemos como Peregrinos até à casa da nossa Mãe e Mãe da Igreja. Fátima é uma das muitas casas que ela oferece aos seus filhos, em todo o mundo, porque ela continua a cuidar deles, com carinho materno”, prosseguiu.

Os mais de 9 mil peregrinos da diocese sadina foram convidados a “acolher os familiares mais idosos e de proporcionar-lhes apoio e dignidade nas suas debilidades”.

“Que os nossos jovens sintam o carinho dos pais e tenham neles o apoio de que necessitam para se desenvolverem como pessoas livres e responsáveis”, disse ainda D. José Ornelas.

A peregrinação incluiu o painel “Fátima e Família”, com intervenções de Assunção Cristas, líder do CDS-PP; da irmã Ana Luísa Castro, consagrada da Congregação da Aliança de Santa Maria; o diácono Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa; Ivo e Marina Nascimento, casal do Montijo que integram as Equipas de Nossa Senhora; Gonçalo Costa Andrade, da Missão Católica Azeitão-Corrane; Mónica Lopes, secretária regional do Recurso de Adultos do Corpo Nacional de Escutas em Setúbal.

“Hoje, em Fátima, viemos dar graças pela vida da nossa Igreja de Setúbal. Que ao sair daqui levemos, a todos, o Evangelho da alegria, da solidariedade e da ternura. É a missão para a qual todos somos convidados. É a missão para a qual a Mãe nos envia”, disse D. José Ornelas, no final da Peregrinação Diocesana.

OC

Partilhar:
Scroll to Top