Setúbal: Pastoral vocacional e evangelização são preocupações constantes de D. Gilberto Reis

Bispo de Setúbal celebra 25 anos de ordenação episcopal

Setúbal, 12 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis que celebra hoje 25 anos de ordenação episcopal, encara a formação de novos padres e a evangelização como prioridades pastorais para a diocese.

Desde 1998, quando chegou à Diocese de Setúbal, que D. Gilberto Reis tem “na formação dos futuros padres, na pastoral vocacional e na formação permanente do clero diocesano de Setúbal” algumas das suas maiores preocupações, avança o padre José Rodrigo Mendes, vice-reitor do Seminário de Almada.

“A Diocese de Setúbal vai tendo clero experimentado e clero jovem para as necessidades imediatas das suas comunidades e até para os necessários rasgos missionários a que Deus nos chama”, escreve no Semanário ECCLESIA o também responsável pela Formação Permanente do Clero.

Já o padre José Lobato, vigário-geral da Diocese de Setúbal, destaca a “intensa atividade evangelizadora” de D. Gilberto Reis desde que em 1998 chegou à diocese, uma “região em constante transformação, não só pelo aumento demográfico resultante da imigração interna e externa, mas pela rápida mudança de mentalidades, fruto do encontro e desencontro de diferentes culturas e também da instabilidade provocada por sucessivas ondas de crises económicas e sociais”.

O padre José Lobato evoca a primeira exortação de D. Gilberto Reis, publicada em 2001, com o título ‘Setúbal, convoco-te para a missão’ para lembrar a importância da presença viva episcopal numa região em que “a Igreja diocesana de Setúbal é terra de missão sempre por fazer, sempre a recomeçar, mesmo depois de muitos trabalhos e esforços”.

Há 55 anos edificado junto ao rio Tejo e há 15 sob jurisdição da Diocese de Setúbal, “o Santuário de Cristo Rei é fruto da fé de um povo que em horas de grande aflição sentiu o amor paternal de Deus”, escreve por sua vez o padre Sezinando Alberto, reitor do santuário.

“Pelo património de fé que este local representa, pela atualidade da mensagem a ele associada, não há dúvida que este é um santuário de referência para a vida eclesial da Diocese de Setúbal, uma vez que todo o agir cristã parte de Cristo e volta a Cristo”, acrescenta.

O Semanário ECCLESIA decidou um número à Diocese de Setúbal e ao jubileu episcopal do seu bispo, D. Gilberto Reis.

MD

Partilhar:
Scroll to Top