Três dias de festa religiosa e popular vão ter presença da réplica da cruz da Jornada Mundial da Juventude
Sesimbra, 12 jun 2023 (Ecclesia) – A Paróquia do Castelo de Sesimbra, na Diocese de Setúbal, vai realizar de 16 a 18 de junho um “mega arraial rumo” à Jornada Mundial da Juventude, com a réplica da cruz peregrina, inaugurando um eco-mural, no Parque 25 de Abril.
“Queríamos construir um mural alusivo à JMJ, criativo e desafiante, diferente dos que já tinham sido feitos. Motivados pela temática da ‘Ecologia Integral’, tão incentivada pelo Papa Francisco na Carta Encíclica ‘Laudato Si’, resolvemos construir o mural com recurso a materiais reciclados, nomeadamente latas de refrigerante e tampas de garrafas”, disse à Agência ECCLESIA o representante do Comité Organizador Paroquial (COP) da Paróquia do Castelo de Sesimbra para a JMJ Lisboa 2023.
João Gato explica que, a ideia do ‘eco-mural’ surgiu com a Paróquia de Santiago, comunidade vizinha com a qual trabalham no contexto da JMJ Lisboa 2023, que se mobilizou para “recolher mais de 1000 latas de refrigerante”, em estabelecimento comerciais locais, para essa construção e para a decoração da rua onde vão realizar o “mega arraial”, em frente à igreja da Corredoura.
“Pretendemos passar a mensagem de que com a utilização de materiais reciclados e com a ajuda da comunidade da Paróquia do Castelo e da Paróquia de Santiago, conseguimos construir um eco-mural único, belo e, totalmente, identificado com a temática da ecologia integral, passar da teoria à prática”, desenvolveu o responsável, acrescentando que para a decoração procuraram também “dar vida a produtos que iriam para o lixo”, como pacotes de leite, garrafas, tampas, cápsulas de café, restos de rolos de plástico de uma fábrica, entre outros.
Segundo o representante do COP da Paróquia do Castelo de Sesimbra, a montagem final deste eco-mural vai ser feita entre hoje e sexta-feira, data de início do arraial.
A inauguração vai ser divulgada nas páginas da paróquia nas redes sociais (Facebook e Instagram), estando projetado que o eco-mural fique no parque em frente à igreja da Corredoura até agosto, para “o acolhimento dos peregrinos” que vão participar na JMJ Lisboa 2023.
Para o desenho foi escolhido do logótipo da próxima Jornada Mundial da Juventude, porque “não exista melhor imagem para representar a essência deste ‘mega arraial’”: “Um evento aberto a todos, expressão da Igreja universal, que não olha a confissão religiosa ou a ser um cristão mais ou menos praticante”.
João Gato adianta que, após este evento de final de ano pastoral, “toda a comunidade paroquial” vai “entregar-se inteiramente” à preparação da Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente na “logística de acolhimento” dos cerca de 3000 peregrinos estimados para a Paróquia do Castelo de Sesimbra, na Diocese de Setúbal.
A réplica da cruz peregrina da JMJ chega à Paróquia do Castelo de Sesimbra na sexta-feira, às 18h00, para a celebração de vésperas e Eucaristia da Festa do Sagrado Coração de Jesus, na igreja da Corredoura; nos dois dias seguintes, fica exposta “fora das portas”, em “proximidade com a população que vai visitar o Mega Arraial.
O programa prevê Missa campal, no sábado, às 19h00, com o hino da JMJ 2023, dinamizado pelo coro do Agrupamento 350 Santana, e a Eucaristia dominical, às 11h00.
CB/OC