Setúbal: Padres Jorge Almeida e Rui Gouveia são os novos vigários-gerais da diocese

Tomada de posse celebrada junto do bispo D. Américo Aguiar

Setúbal, 16 jul 2024 (Ecclesia) – Os padres Jorge Almeida e Rui Gouveia são os novos vigários-gerais da Diocese de Setúbal e tomaram esta manhã posse, no 49ºaniversário da criação da diocese sadina, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

As duas nomeações aconteceram na presença do bispo D. Américo Aguiar e inserem-se nas mais de 30 para o ano pastoral 2024-2025 que foram hoje anunciadas.

Além de vigário-geral, o padre Jorge Almeida, de 62 anos, foi nomeado pároco de Alcochete, que vai acumular com a paróquia de Samouco.

O padre Rui Gouveia, novo vigário-geral, vai também assumir as funções de pároco da Anunciada – Setúbal e assistente diocesano da Pastoral Familiar, sendo assim “dispensado de todos os múnus anteriormente assumidos”, refere a diocese.

Na nota publicada é ainda deixado “um especial agradecimento” ao sacerdote, de 49 anos, “pelo desempenho da missão no Seminário de S. Paulo”.

A Diocese de Setúbal anuncia ainda que o monsenhor José Lobato cessa funções de vigário-geral a 31 de agosto e é formalmente nomeado Capelão das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, além de renovar o múnus de Reitor do Convento de Jesus e continuar a residir na casa episcopal.

“Homenagem, gratidão e bênção por toda a vida sacerdotal ‘ativa’ dada a esta igreja sadina”, pode ler-se.

Além destas, mais uma série de nomeações foram publicadas hoje para o ano pastoral 2024-2025, cujas tomadas de posse devem acontecer até ao dia 29 de setembro.

A Diocese de Setúbal inicia hoje as comemorações do Jubileu Diocesano e apresenta uma nova cara na internet, com a renovação do site.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top