D. Gilberto Reis dá boas-vindas a novo bispo
Setúbal, 24 ago 2015 (Ecclesia) – D. Gilberto Reis deu hoje as boas-vindas ao seu sucessor como bispo da diocese de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, de 61 anos, numa mensagem divulgada após a nomeação do Papa Francisco.
“O Papa Francisco acaba de dar à nossa Diocese um novo bispo: é o senhor D. José Ornelas Carvalho, oriundo da Madeira, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) de que foi, até junho, Superior Geral, em Roma. Seja bem-vindo, senhor D. José Ornelas”, escreve.
A ordenação episcopal e a tomada de posse do novo bispo estão marcadas para o dia 25 de outubro; até essa data, o governo da Diocese continua confiado a D. Gilberto dos Reis, agora administrador apostólico.
“Agradecemos ao Papa Francisco o nosso terceiro bispo e o facto de no-lo ter dado no arco do tempo em que estamos a celebrar 40 anos de diocese”, escreve.
D. Gilberto dos Reis convida toda a Diocese para a ordenação e tomada de posse do novo bispo, pedindo que no próximo domingo, durante as diversas celebrações da Eucaristia, “se dê graças a Deus e se reze pelo bispo eleito”.
“Cheios de júbilo, dizemos ao sr. D. José Ornelas que o temos no coração, que estamos ansiosos por o ver entre nós, cara a cara, que agradecemos a bela e encorajante saudação que acaba de dirigir à jovem Diocese de Setúbal e que pode contar com a disponibilidade desta Igreja que está feliz pelo seu novo pastor”, refere.
O bispo eleito nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na congregação dos Dehonianos; foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.
D. Gilberto Reis, bispo de Setúbal desde 1998, completou 75 anos de idade a 27 de maio e, de acordo com o Direito Canónico, apresentou ao Papa a renúncia ao serviço episcopal, que Francisco aceitou hoje, ao nomear o seu sucessor.
OC