D. Américo Aguiar recebeu cartão de sócio do Vitória
Setúbal, 28 out 2023 (Ecclesia) – O novo bispo de Setúbal visitou diversas instituições da região nas primeiras 48 horas após ter tomado posse, encontrou-se com a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Gabinete de Comunicação da Diocese de Setúbal refere que D. Américo Aguiar visitou 10 instituições da sociedade civil e diocesanas e recebeu o cartão de sócio do clube local, Vitora Futebol Clube.
O novo bispo de Setúbal encontrou-se com o Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana, o Comando Distrital de Setúbal da Polícia de Segurança Pública, visitou o Estabelecimento Prisional de Setúbal, o Centro Hospitalar de Setúbal, o Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, a Capitania do Porto de Setúbal e Comando Local da Polícia Marítima e os Bombeiros Voluntários de Setúbal.
D. Américo Aguiar dialogou com a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal e visitou as Missionárias da Caridade.
O IV bispo da Diocese de Setúbal tomou posse na última quinta-feira, na catedral diocesana e dirigindo-se aos responsáveis das instituições da região, disse que há “muito que trabalhar, muito que fazer”.
“Estamos cá para fazer o bem comum da comunidade que servimos. Queremos o melhor para todos aqueles que vivem, passeiam, trabalham e amam este território da Península e da Diocese de Setúbal. Por isso, estamos juntos”.
“Eu quero ser bispo. Sei que estamos cá para fazer o mesmo: o bem-comum da comunidade que servimos, no respeito pelo trabalho, pelo empenho e pela função de cada um”, afirmou dirigindo-se às autoridades da região.
D. Américo Aguiar referiu-se aos mais de 900 mil habitantes da região e prometeu “arregaçar as mangas” para que ninguém “se sinta abandonado” ou “se sinta para trás”.
“Convosco, com cada um de vocês, quero descobrir os sonhos de Deus para este amado povo de Setúbal. E juntos vamos conseguir identificar os sonhos, vamos lutar por eles, vamos concretizá-los”, afirmou.
D. Américo Aguiar é o IV bispo da Diocese de Setúbal e sucede a D. José Ornelas, nomeado para a Diocese de Leiria-Fátima em março de 2022.
Nas primeiras declarações aos jornalistas após a tomada de posse, o novo bispo de Setúbal prometeu defender os desfavorecidos da região, para onde quer atrair investimentos e apoios comunitários, que atualmente não chegam por causa do que chamou “má vizinhança” de Lisboa.
“Pelo facto de Setúbal ter sido integrada dentro dos critérios económicos e financeiros da capital, foi prejudicada nas últimas décadas por não ter acesso a fundos comunitários”, afirmou.
Para D. Américo Aguiar, a “má vizinhança” de Lisboa” impede que cheguem à região “milhões e milhões” de euros, o que vai ser alterado em 2027 quando vai ser criada uma nova NUT (Nomenclatura de Unidade Territoril para Fins Estatísticos) para a Península de Setúbal, até agora integrada na capital.
A Missa de entrada em Setúbal do IV bispo da diocese vai ser presidida por D. Américo Aguiar este domingo, na catedral, às 16h30, com transmissão em direto nas redes sociais da Diocese de Setúbal e da Agência ECCLESIA.
PR
Igreja/Portugal: Cardeal D. Américo Aguiar tomou posse como bispo de Setúbal (c/vídeo e fotos)