Setúbal: Novo bispo vai ser acolhido à porta da Sé pelos seus antecessores

D. Gilberto Canavarro dos Reis, administrador apostólico da diocese, espera a presença de toda a comunidade neste «momento de festa»

Setúbal, 15 out 2015 (Ecclesia) – O novo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, vai ser ordenado a 25 de outubro, numa celebração que começará com um acolhimento à porta da Sé feito pelos seus antecessores, D. Gilberto Canavarro dos Reis e D. Manuel Martins.

Numa nota pastoral publicada através da internet, D. Gilberto Canavarro dos Reis, administrador apostólico da diocese sadina, convida todas as comunidades a participarem neste “momento de festa, de alegria, de esperança, de manifestação de fé e de comunhão eclesial”.

“Todos somos chamados a participar nesse ato importante”, refere o prelado que exorta aqueles que não possam “estar fisicamente presentes”, como os mais “idosos e doentes”, para que “onde quer que estejam, pensem no que está a acontecer e que rezem pelo D. José”.

A ordenação episcopal está marcada para as 16h00, mas antes, a partir das 15h30, D. Gilberto Canavarro dos Reis e o bispo-emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, estarão à porta da Sé para acolher D. José Ornelas Carvalho.

No seu texto, o atual administrador apostólico da Diocese de Setúbal deixa algumas indicações sobre o modo como a cerimónia vai decorrer, sobretudo no que diz respeito à acomodação das pessoas, “dado que a Sé é pequena, para uma celebração tão grande”.

Assim, “vai ser colocado um toldo no Largo em frente” ao monumento, para acolher as pessoas que já não tiverem lugar na Sé, e alguns écrans para poderem “acompanhar a celebração”.

“Mesmo assim, muitos terão de ficar de pé”, pelo que “podem levar o seu banco”, pode ler-se.

D. Gilberto Canavarro dos Reis espera que estas limitações “não impeçam ninguém de estar presente”.

“Sei que tendes um coração grande e que ides dar provas dele novamente. Que ninguém se desmobilize pelo facto de não poder estar dentro da Sé. Vinde e tornai a festa ainda maior”, exorta o prelado.

O dia da receção ao novo bispo de Setúbal vai ser marcado também pelo acolhimento na Sé da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que começará a 25 de outubro a sua visita à diocese.

“A imagem peregrina estará na Sé às 15 horas onde será acolhida por mim, entrando depois no templo”, adianta D. Gilberto Canavarro dos Reis.

A nomeação de D. José Ornelas Carvalho, antigo superior geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), como novo bispo da diocese sadina foi conhecida a 24 de agosto último.

O novo responsável pelas comunidades católicas de Setúbal tem 61 anos, é natural da Madeira, padre desde 1981 e é especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, tendo sido docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Nos Dehonianos, o novo bispo foi superior da Província Portuguesa entre 2000 e 2003, altura em que assumiu a missão de superior-geral da congregação, cargo que ocupou até junho deste ano.

Num primeiro olhar para o desafio que vai abraçar, D. José Ornelas Carvalho já salientou que quer ser um bispo aberto e acessível a todos e que pretende estar particularmente atento às necessidades das pessoas, das comunidades mais carenciadas, dos mais pobres, dos desempregados e migrantes, e também dos jovens e idosos.

D. Gilberto Canavarro dos Reis, na nota pastoral dirigida à diocese, recorda ainda a “feliz coincidência” da entrada do novo bispo em Setúbal coincidir com a celebração dos 40 anos da ordenação episcopal de D. Manuel Martins.

A festa está marcada para domingo, dia 25 de outubro às 18h00, e a Igreja Católica local espera que as comunidades marquem presença de forma “feliz e numerosa”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR