Setúbal: «Nenhum padre o é por sua conta e risco» – D. Gilberto Canavarro Reis

Bispo emérito presidiu à Missa Crismal na Catedral sadina

Foto: Diocese de Setúbal

Setúbal, 14 abr 2022 (Ecclesia) – D. Gilberto Canavarro Reis, bispo emérito de Setúbal, presidiu hoje à Missa Crismal na Catedral sadina, pedindo que os sacerdotes sejam promotores da unidade nas comunidades católicas.

“Nenhum padre o é por sua conta e risco”, destacou o responsável, sublinhando que este ministério exige a comunhão com o bispo e os outros padres.

“A comunhão entre todos é mais importante do que chegar mais depressa”, acrescentou.

O bispo emérito destacou que nesta celebração os padres são chamados a renovar a promessas sacerdotais, “com o mesmo encanto” do dia da ordenação.

“O vosso sim, caros presbíteros, atualiza o sim de Cristo Jesus e permite que continue hoje a falar o seu povo, a curar, a rezar”, apontou.

É um sim que enche toda a vossas vidas. Por causa dele, deixais todos os dias, tantas coisas; procurais que as vossas mãos, os vossos pés, a vossa inteligência, todo o vosso ser seja um instrumento disponível para ir onde Jesus precisar”

A Diocese de Setúbal encontra-se em situação de sede vacante, após a nomeação, pelo Papa Francisco, de D. José Ornelas como bispo de Leiria-Fátima.

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top