Centro Social Paroquial D. Manuel Martins é uma das instituições fundadoras
Setúbal, 21 nov 2017 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial D. Manuel Martins, na Diocese de Setúbal, recebe hoje as jornadas inaugurais da Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA), com um evento aberto ao público entre as 10h00 e as 17h45.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Centro Social Paroquial D. Manuel Martins explica que a UPEA surge pela “vontade de democratizar os processos de produção e partilha do conhecimento”.
As organizações envolvidas, com perfis diferentes, querem também “fortalecer a cidadania ativa e encorajar a luta por uma sociedade melhor”.
A Universidade Popular Empenho e Arte, é um projeto “aberto ao público e de acesso gratuito”.
A primeira iniciativa começou às 10h00, com o acolhimento do padre Constantino Alves.
A partir das 10h35 vão apresentar-se as organizações fundadoras: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Chapitô; Junta de Freguesia de Campo de Ourique; Fundação José Saramago; Associação Moinho da Juventude; Associação Cultural Pantalassa e Centro Paroquial D. Manuel Martins.
Segue-se a intervenção do secretário de Estado da Educação, João Costa, a partir das 11h00.
A mesa de encerramento vai ser presidida pelas entidades oficiais e coordenada por Boaventura de Sousa Santos, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a partir das 17h00, e está prevista uma conferência de imprensa 45 minutos depois.
Segundo os promotores da Universidade Popular Empenho e Arte, a democratização do conhecimento deve ser pensada em várias dimensões, por um lado, no modo como “são produzidos e consumidos os conhecimentos” e, por outro, na “ampliação do leque de saberes que se cruzam e dialogam”.
“Pretendemos unir saberes feitos de estudo com saberes feitos de experiência prática e quotidiana, da rua e da vida; saberes que se expressam por palavras, gestos e sons; saberes académicos, artísticos, de intervenções sociais e culturais.
CB/OC