Diocese está «em caminho com os jovens» na preparação do Sínodo dos Bispos
Setúbal, 20 jul 2018 (Ecclesia) – A Pastoral da Juventude de Setúbal divulgou algumas conclusões do questionário diocesano ‘Faz-te Ouvir! – A Igreja em caminho com os jovens’ onde as mais de 1700 respostas pedem “verdade” e “abertura”, acompanhamento e uma linguagem próxima.
O secretariado diocesano contabiliza que foram 1717 jovens que participaram, 72% estão inseridos na vida eclesial e os restantes 28% não, e fizeram-se ouvir à Igreja que quer estar em caminho com a juventude.
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Setúbal explica que os jovens pedem à Igreja uma linguagem próxima e acessível, uma comunicação simples e eficaz, e que os ajude a crescer nas relações – “intrapessoais, com os outros e com Deus”.
A juventude espera “acolhimento” e “aceitação”, um olhar mais próximo ao de Jesus e “coerência” entre o que se professa e o testemunho.
Segundo a síntese dos resultados divulgados online, os jovens “querem ser ouvidos e ter um papel ativo nas decisões da Igreja” mas encontram alguns obstáculos, como a falta disponibilidade ou experiência ou paróquias fechadas à sua colaboração ativa.
O questionário online ‘Faz-te Ouvir! – A Igreja em caminho com os jovens’, destinado a crentes e não crentes, entre os 14 e os 35 anos, na Diocese de Setúbal foi dinamizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, entre fevereiro e março deste ano.
A consulta pública foi realizada no contexto da 15.ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, e vai realizar-se entre 3 e 28 de outubro, em Roma.
CB