Missa de encerramento da conferência internacional assinalou também a consagração da Diocese de Setúbal ao Sagrado Coração de Jesus
Almada, 23 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos peregrinos do Santuário de Cristo Rei, na Diocese de Setúbal, e pediu a cada um para ser “paladino da verdade e da justiça, da misericórdia e da paz”.
“Procure cada um, com afinco, ser paladino da verdade e da justiça, da misericórdia e da paz, para que os povos conheçam o Evangelho da vida, se rejam pelos seus ensinamentos, amem a Deus e em tudo Lhe deem glória”, indica o Papa.
A mensagem do Papa foi enviada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, ao bispo de Setúbal, cardeal. D. Américo Aguiar, para transmitir uma “palavra de vivo encorajamento a todos, em especial aos jovens que, sendo da Diocese de Setúbal ou de outras proveniências e tendo por meta comum o Santuário do Céu, se esforçam por configurar o próprio coração ao Coração de Jesus e por colocar todo o seu ser ao serviço do Reino de Cristo”.
“Sua Santidade, ao estreitar nos seus braços de pai e de pastor universal da Igreja os peregrinos desse Santuário, invoca sobre todos e sobre o senhor Cardeal as mais abundantes graças que brotam do Coração de Cristo, Rei do Universo, ao conceder-lhes a Bênção Apostólica”, conclui a mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
Pio XI proclamou em 1935 a solenidade de Cristo Rei do Universo, primeiro celebrada no último domingo de outubro e, desde 1969, no último domingo do Ano Litúrgico, afirmando a realiza de Cristo.
Para assinalar os 100 anos da proclamação de Cristo Rei do Universo, o Santuário de Cristo Rei, em Almada, em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa, promoveram um conferência internacional, que iniciou na última sexta-feira e terminou hoje.
Na Missa de Cristo Rei, presidida pelo cardeal D. Américo Aguiar, que assinalou o encerramento da conferência Internacional, foi também de consagração da Diocese de Setúbal ao Sagrado Coração de Jesus
PR
|
CONSAGRAÇÃO DA DIOCESE DE SETÚBAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Salvador! Diante da Vossa face eucarística, nesta capela de Nossa Senhora da Paz, junto ao monumento erguido ao Vosso Amor, a Diocese de Setúbal, agradecida por tantos dons concedidos ao longo de 50 anos, quer solenemente consagrar-se ao Vosso bondoso Coração! É de coração humilde e exultante que nós Vos agradecemos a criação da Nossa Diocese e, nela, a obra de renovação e incremento das instituições cristãs, bem como a vida entregue de tantas pessoas pela causa do Evangelho: homens e mulheres, crianças, adultos e idosos; fiéis leigos e consagrados, o clero, todos! Este Monumento de Cristo Rei proclama perpetuamente, por solene voto, o milagre da paz que misericordiosamente concedestes à Nação Portuguesa, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira de Portugal. Mas nós, cristãos, sentimos também e agora o anseio de paz que emana do Vosso Coração, para todos os países em guerra ou ameaçados. Por eles e por nós, diocesanos de Setúbal, renovamos a nossa gratidão pelo dom da paz e pedimo-la também para todos os que por ela anseiam. Com este ato de consagração vimos dizer-Vos: – Queremos ser fiéis à nossa vocação, de sermos devotos e verdadeiramente amigos dos Corações de Jesus e Maria! Também por Maria Vos pedimos, Senhor Jesus, que aceiteis esta consagração e reineis em toda a nossa Diocese, sobretudo entre os mais fragilizados no corpo ou no espírito. E entre todos os que ainda não Vos conhecem e não Vos amam. Isto Vos pedimos, a Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. – Sagrado Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que Vos amemos sempre e cada vez mais! Ámen. |
Cristo Rei: Especialistas debatem atualidade da devoção ao Coração de Jesus
