Setúbal: Leão XIV enviou mensagem aos peregrinos do Santuário de Cristo Rei

Missa de encerramento da conferência internacional assinalou também a consagração da Diocese de Setúbal ao Sagrado Coração de Jesus

Almada, 23 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos peregrinos do Santuário de Cristo Rei, na Diocese de Setúbal, e pediu a cada um para ser “paladino da verdade e da justiça, da misericórdia e da paz”.

“Procure cada um, com afinco, ser paladino da verdade e da justiça, da misericórdia e da paz, para que os povos conheçam o Evangelho da vida, se rejam pelos seus ensinamentos, amem a Deus e em tudo Lhe deem glória”, indica o Papa.

A mensagem do Papa foi enviada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, ao bispo de Setúbal, cardeal. D. Américo Aguiar, para transmitir uma “palavra de vivo encorajamento a todos, em especial aos jovens que, sendo da Diocese de Setúbal ou de outras proveniências e tendo por meta comum o Santuário do Céu, se esforçam por configurar o próprio coração ao Coração de Jesus e por colocar todo o seu ser ao serviço do Reino de Cristo”.

“Sua Santidade, ao estreitar nos seus braços de pai e de pastor universal da Igreja os peregrinos desse Santuário, invoca sobre todos e sobre o senhor Cardeal as mais abundantes graças que brotam do Coração de Cristo, Rei do Universo, ao conceder-lhes a Bênção Apostólica”, conclui a mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

Pio XI proclamou em 1935 a solenidade de Cristo Rei do Universo, primeiro celebrada no último domingo de outubro e, desde 1969, no último domingo do Ano Litúrgico, afirmando a realiza de Cristo.

Para assinalar os 100 anos da proclamação de Cristo Rei do Universo, o Santuário de Cristo Rei, em Almada, em colaboração com a Rede Mundial de Oração do Papa, promoveram um conferência internacional, que iniciou na última sexta-feira e terminou hoje.

Na Missa de Cristo Rei, presidida pelo cardeal D. Américo Aguiar, que assinalou o encerramento da conferência Internacional, foi também de consagração da Diocese de Setúbal ao Sagrado Coração de Jesus

PR

CONSAGRAÇÃO DA DIOCESE DE SETÚBAL AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Salvador! Diante da Vossa face eucarística, nesta capela de Nossa Senhora da Paz, junto ao monumento erguido ao Vosso Amor, a Diocese de Setúbal, agradecida por tantos dons concedidos ao longo de 50 anos, quer solenemente consagrar-se ao Vosso bondoso Coração!

É de coração humilde e exultante que nós Vos agradecemos a criação da Nossa Diocese e, nela, a obra de renovação e incremento das instituições cristãs, bem como a vida entregue de tantas pessoas pela causa do Evangelho: homens e mulheres, crianças, adultos e idosos; fiéis leigos e consagrados, o clero, todos!

Este Monumento de Cristo Rei proclama perpetuamente, por solene voto, o milagre da paz que misericordiosamente concedestes à Nação Portuguesa, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira de Portugal. Mas nós, cristãos, sentimos também e agora o anseio de paz que emana do Vosso Coração, para todos os países em guerra ou ameaçados. Por eles e por nós, diocesanos de Setúbal, renovamos a nossa gratidão pelo dom da paz e pedimo-la também para todos os que por ela anseiam.

Com este ato de consagração vimos dizer-Vos:

– Queremos ser fiéis à nossa vocação, de sermos devotos e verdadeiramente amigos dos Corações de Jesus e Maria!

Também por Maria Vos pedimos, Senhor Jesus, que aceiteis esta consagração e reineis em toda a nossa Diocese, sobretudo entre os mais fragilizados no corpo ou no espírito. E entre todos os que ainda não Vos conhecem e não Vos amam.

Isto Vos pedimos, a Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. – Sagrado Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que Vos amemos sempre e cada vez mais!

Ámen.

Cristo Rei: Especialistas debatem atualidade da devoção ao Coração de Jesus

Partilhar:
Scroll to Top