Setúbal: Jubileu dos Adolescentes reuniu centenas de participantes

D. Américo Aguiar pediu aos participantes que tenham atenção aos riscos da tecnologia

Setúbal, 30 mar 2025 (Ecclesia) – A Sé de Setúbal acolheu este sábado centenas de participantes no Jubileu dos Adolescentes, que o cardeal D. Américo Aguiar convidou a “separar os mundos” e identificar os riscos da tecnologia, de onde “podem vir coisas muito negativas”.

“Não devemos diabolizar as tecnologias. As tecnologias existem para nos animar, para nos ajudar, para facilitar muitas coisas na vida, mas temos de ter cuidados”, indicou, na homilia da celebração, enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Setúbal sublinhou que, em muitos momentos da vida, as pessoas se preocupam “demasiado” com o que outros pensam delas, realçando a importância dos amigos e da família para superar as dificuldades.

“A minha vida real tem coisas boas, tem coisas más, que me fazem sofrer, que me fazem sorrir, que me fazem chorar, que geram dúvidas”, acrescentou.

O cardeal português começou por agradecer aos mais de 500 participantes.

“Obrigado a cada um de vocês por ter disponibilizado este sábado para estar aqui”, referiu D. Américo Aguiar ao saudar uma assembleia “tão simpática, tão jovem, tão carregadinha de promessas e de futuro”.

A reflexão partiu da parábola habitualmente conhecida como do filho pródigo, apresentada no Evangelho segundo São Lucas.

“Às vezes na vida comportamo-nos como o irmão mais novo. Outras vezes comportamo-nos como o irmão mais velho. E algumas vezes até somos capazes de ser como o pai, de perdoar”, indicou

No final da celebração, Susana Santos, do Secretariado Diocesano da Catequese de Setúbal, manifestou a sua satisfação perante um “jubileu muito participado, muito participado, com muita alegria, com jovens muito disponíveis”.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, a responsável ligou esta celebração à festa dos 50 anos de criação da diocese sadina.

“Os jovens são o hoje, são o aqui e agora. E é muito importante que eles tomem parte nesta diocese, nesta família, nesta comunidade”, assinalou.

Susana Santos declarou que “o sentido de pertença é fundamental”.

“A verdadeira essência de cada um deles tem um lugar dentro da Igreja”, sustentou.

A responsável diocesana considerou que a presença de 550 adolescentes é um sinal de que “estão interessados”, sendo necessário que “se sintam envolvidos” na vida das comunidades católicas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top