Setúbal: Jornadas da Pastoral da Saúde debatem «dependência»

Iniciativa decorre em Almada

Setúbal, 05 dez 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal promove hoje as III Jornadas da Pastoral da Saúde, dedicadas ao tema ‘Viver com dependência – os desafios de hoje’, iniciativa que decorre no Fórum Romeu Correia, em Almada.

As jornadas, organizadas pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde em parceria com o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretendem “alertar para a realidade da pessoa dependente” no contexto atual, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os promotores da iniciativa alertam para o “deterioramento da rede familiar de suporte aos dependentes”, por causa da crise económica que “fez aumentar o trabalho precário e o desemprego, traduzindo-se no empobrecimento das famílias”.

“Nestas III Jornadas da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal, queremos saber quem são as pessoas dependentes, como olham para si próprias, no seu sentir, nos seus afetos e na sua autoestima, ao mesmo tempo que queremos compreender o lugar do cuidador, sejam eles a família, a rede de vizinhança, a comunidade ou as instituições”, acrescenta a nota.

Os trabalhos, que decorrem ao longo do dia, analisam ainda as principais dificuldades e desafios que se colocam ao Serviço Nacional de Saúde e à Segurança Social “no quadro económico atual”, e que medidas políticas estão a ser tomadas “na promoção de um acompanhamento eficaz e digno por parte dos diferentes cuidadores”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top