Setúbal: Grupo de Jovens Acutis, da Paróquia da Baixa da Banheira, tem no futuro santo um «exemplo muito atual»

Para Guilherme Borges, estar na canonização «é também um convite a ser santo»

Foto Agência ECCLESIA/CB

Moita, 30 ago 2025 (Ecclesia) – Carlo Acutis, futuro santo da Igreja Católica, é uma inspiração e “exemplo muito atual” para o Grupo de Jovens Acutis, da Paróquia da Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal), que o escolheu como patrono após a JMJ Lisboa 2023.

“O exemplo de Carlo Acutis é muito atual, muito pertinente, são as novas tecnologias, nós somos um grupo de jovens, os jovens hoje estão todos ligados às novas tecnologias, e, como jovens cristãos, o grupo pensou ‘vamos mostrar ao mundo aquilo que nós fazemos através das novas tecnologias’. Seguindo, claro, o exemplo de Cristo e inspirando em Carlo Acutis”, disse a coordenadora do grupo de jovens, em declarações à Agência ECCLESIA.

Isabel Ebo explicou que Grupo de Jovens Acutis surgiu desta forma após a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que decorreu de 1 a 6 de agosto de 2023: “reunimo-nos, pela primeira vez, como grupo depois da jornada, fizemos uma reflexão e resolvemos continuar”.

“Apareceram as jornadas houve um grande espírito de comunhão, um grande espírito de entreajuda, acabaram-se as jornadas e nós achávamos que aquela chama não podia morrer. E decidimos, foi mais a sugestão da Isabel, ser Grupo de Jovens Acutis, porque ele era um jovem que usava o seu dom informático, para evangelizar”, explicou o jovem Guilherme Borges.

“Para mim, Carlo Acutis é um exemplo de santidade. Eu conheci o Beato Carlos Acutis durante as jornadas, foi um dos patronos, nessa altura fiquei familiarizado com a sua história, o que é que ele fez, como é que usava os seus dons para inspirar os outros a seguir a Deus”, acrescentou.

Carlo Acutis  (1991-2006) nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia; foi beatificado em outubro de 2020, em Assis, as virtudes heroicas foram aprovadas em julho de 2018.

Na Diocese de Setúbal existe, pelo menos, mais um grupo que tem o futuro santo como patrono, o coordenador do Departamento diocesano da Juventude assinala que “é muito interessante e curioso este impacto”, a proximidade geracional com Carlo Acutis, e identificarem-se com “um santo jovem, reflete-se no nascer de novos grupos de jovens que adotam o nome de Carlo Acutis”.

“Este fervor que existe em torno do Carlo Acutis, este sentimento de presença, tal como ele, nós também podemos ser e temos aqui uma figura de um jovem para cativar outros jovens, e para também difundir a sua fé; e nós, enquanto Departamento da Juventude, para bebermos e para estarmos sempre conectados com estes jovens, temos que aproveitar estes nativos digitais, para sermos influencers diretos de Deus e contar com eles para serem os protagonistas”, desenvolveu Vasco Gonçalves.

Carlo Acutis vai ser canonizado no dia 7 de setembro (domingo), juntamente com o jovem Pier Giorgio Frassati, que faleceu há 100 anos, pelo Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 10h00 (menos uma hora em Lisboa).

Guilherme Borges vai estar em Roma para assistir à canonização do seu patrono, e explica que o significado desta canonização “é também um convite a ser santo”.

“Somos todos um bocado chamados a isso. Eu tendo oportunidade de estar diante de alguém, ser santo e conhecer a sua história, todas as coisas que realizou, é também um forte convite para que eu tente seguir o mesmo caminho”, assinalou o jovem da Paróquia da Baixa da Banheira.

A coordenadora do Grupo de Jovens Acutis salienta que Carlo Acutis o que mais os desafia e que procuram, “pelo menos nos primeiros anos de vida, é mesmo a dimensão eucarística”, todos prestam “serviços na Eucaristia”, como acólitos, outros são leitores, alguns “participam no grupo coral da igreja”.

O Programa ‘70X7’ deste domingo, dia 31 de agosto, é dedicado a Carlo Acutis, à vida do futuro santo, presenças em Portugal e significado para os jovens, a partir das 17h40, na RTP2.

CB/PR

Vários elementos do Grupo de Jovens Acutis participaram no Jubileu dos Jovens do Ano Santo 2025, em Roma, e tiveram a oportunidade de visitar Assis, a cidade italiana onde repousam os restos mortais de Carlo Acutis, Herica Oliveira quando entrou na igreja de Santa Maria Maior, no Santuário do Despojamento, onde está o túmulo começou “a tremer, porque como é que pode alguém que parece tão distante estar tão próximo”.

“É um adolescente como nós, um jovem, mas que fez algo imenso, algo tão grande, capaz de cativar o mundo todo, uma juventude inteira, e que fez-nos criar um grupo de jovens em honra dele e que continuemos a proclamar a Palavra de Deus. Foi uma coisa que me fez ver a fé e sentir de uma forma diferente e honrar ainda mais o nosso grupo”, acrescentou.

O grupo já andava a preparar esta peregrinação há um ano, e para Patrícia Simões “a ansiedade aumentava”, com 16 anos considera que por ser da idade de Carlo Acutis, “e por ser, assim, de uma geração mais próxima”, “acaba por se aproximar e conseguir dar mais motivação a querer fazer o mesmo que ele, a seguir o mesmo caminho”.

“A primeira vez foi um pouco chocante, foi do género ‘wow’, o que estamos a viver é muito importante, e com certeza vai ficar para sempre na nossa memória”, explicou Carolina Gonçalves, que adianta que na sua paróquia, as pessoas com mais idade “acabam por ver uma esperança” no grupo de jovens, “pessoas com idades mais novas a querer continuar a espalhar a palavra”.

Jubileu: Jovens de Setúbal e Beja partilham experiências a caminho de Roma

Partilhar:
Scroll to Top