Semanário Ecclesia divulga planos e projetos pastorais de todas as dioceses portuguesas
Setúbal, 28 out 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal vai viver um programa pastoral dedicado ao tema ‘Famílias em Igreja, Fermento de Evangelho’ em 2016/2017, com três grandes linhas centradas na Igreja doméstica, e que se prolonga “pelo ano seguinte”.
No texto publicado hoje pelo Semanário ECCLESIA, destacam-se três grandes linhas de ação que começam com “uma espiritualidade familiar” onde pretendem dar “especial atenção”, por exemplo, à “família de educação e formação do coração e da fé”.
No segundo item ‘comunhão de famílias em Igreja’ pretendem a “valorização da família (da mulher)” em diversos setores na paróquia e na diocese: “Liturgia; catequese; responsabilidades; organização”.
A Igreja Católica na península sadina pretende dar “atenção aos casais em situação problemática ou crise”, um acompanhamento que vai ter “novas normas”.
A terceira e última linha de ação apresentada centra-se na “saída missionária” das famílias como a participação na missão da comunidade, “ad intra e ad extra”, e/ou o apoio e desenvolvimento de movimentos de “forte caráter familiar”.
A mais recente edição do Semanário digital ECCLESIA divulga os planos e projetos pastorais das 21 dioceses portuguesas.
A Diocese de Setúbal aponta quatro motivações para 2016/2017 e começa pela “oportuna acentuação” no panorama pastoral e social; aassinala também a “comunhão” com o caminho pós-sinodal da Igreja Universal e a “inspiração e orientação” da Exortação do Papa Francisco ‘Amoris laetitia’, publicada depois das assembleias dos bispos dedicadas à família, em 2014 e 2015.
A comunhão com a Igreja Católica em Portugal também está presente, nomeadamente, o enquadramento mariano no Centenário das Aparições em Fátima, “com a memória da Virgem Peregrina na diocese”.
A Diocese de Setúbal destaca também algumas datas do calendário já estabelecido, com atenção à formação de casais sobre a exortação pós-sinodal do Pontífice argentino, que começam já a 4 de novembro, em Vale Figueira; as catequeses quaresmais do bispo diocesano, D. José Ornelas, nos dias 12, 19 e 26 de março de 2017.
As famílias são convidadas também a celebrar o seu dia diocesano a 2 de abril; a viver e a participar na peregrinação diocesana a Fátima, dia 28 de outubro.
CB/OC