Setúbal: Diocese vai inaugurar Casa da Juventude «Carlo Acutis»

«Para os jovens da Igreja, mas para projetos que possam servir também a comunidade envolvente», explicou Vasco Gonçalves

Lisboa, 21 nov 2025 (Ecclesia) – O coordenador do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal disse que vão fazer “uma inauguração simbólica” da Casa da Juventude ‘Carlo Acutis’, que está a ser requalificada, este domingo,  quando celebram o Jubileu dos Jovens.

“Vai ser uma inauguração algo simbólica, há uma zona que já é possível utilizar, nós próprios, o Departamento da Juventude, é a nossa sede, já reunimos, portanto, já conseguimos recuperar pelo menos minimamente essa parte, os jovens já podem usar para reunir, para encontros, uma parte mais de trabalho, também com uma pequena sala de convívio”, disse Vasco Gonçalves, no Programa ECCLESIA desta quinta-feira, dia 20 de novembro, transmitido na RTP2.

Localizada na Quinta do Álamo, no Seixal, a inauguração da Casa da Juventude ‘Carlo Acutis’ da Diocese de Setúbal, “vai ter que ser por fases, porque tem diferentes áreas”, e este domingo, dia 23 de novembro, vão ter esse primeiro ato para que os jovens deste território “saibam que pelo menos aquela parte já podem utilizar”.

O coordenador do Departamento diocesano da Juventude de Setúbal explica que a visão é que a ‘Casa Carlo Acutis’ seja para “os jovens da Igreja, mas também para projetos que possam servir a comunidade, além da Igreja”, desde o desporto, às artes, à cultura, porque a Quinta do Álamo “tem essas valências” que estão a recuperar por fases e que naturalmente vai servir “essas realidades”, como outras infraestruturas naquele espaço, uns anexos, um anfiteatro.

A Casa da Juventude ‘Carlo Acutis’ foi cedida pelo bispo D. Américo Aguiar aos jovens, ao Departamento da Juventude, “pouco tempo depois de ter chegado à diocese”, e Vasco Gonçalves explica que “estava muito degradada”, porque esteve “muito tempo fechado, a zona muito húmida”, e estão a recuperá-la com o envolvimento dos grupos de jovens, dos escuteiros, voluntários, o edifício, “pequenas reparações, manutenção, lixo que era preciso tirar”, e ainda o espaço exterior, o cuidar da ‘Casa Comum’, e querem “envolver os jovens sempre neste processo de pequena manutenção, bricolagem, jardinagem”, para serem parte “permanente e ativa da recuperação desta casa”.

“Era fácil entregarmos, pedirmos a alguém, para fazer a obra e fazer tudo bonitinho, mas nós preferimos envolver os jovens na construção para eles serem parte ativa também deste processo, para sentirem que a casa que é sua e que podem-se usufruir dela”, salientou o entrevistado.

Segundo o responsável diocesano, o Departamento da Juventude está a preparar também um projeto para candidatar a Casa Carlo Acutis ao Programa de Jovens ‘Agentes de Esperança’ da Fundação Jornada, com esse sentido de “servir não só a Igreja e os jovens da Igreja, mas servir toda a comunidade envolvente, e os jovens de diferentes realidades da Igreja.

Cartaz: Diocese de Setúbal

A Diocese de Setúbal celebra também o seu Jubileu Diocesano da Juventude este domingo, dia  23 de novembro, em Almada, o programa, começa após a inauguração da Casa ‘Carlo Acutis’, das 10h00 às 18h00, e realiza-se entre o Parque da Paz e o Santuário de Cristo Rei.

“’Peregrinos da Esperança’ é o tema do Ano Jubilar e faremos precisamente aquilo que é peregrinar, pôr-nos a caminho e peregrinarmos até uma das igrejas jubilares da nossa diocese, o Santuário do Cristo Rei, por ser também a Solenidade de Cristo Rei, durante a manhã, partindo do Parque da Paz, também com esta simbologia da paz que está na mensagem do Papa Leão para este Dia Mundial da Juventude”, explicou Vasco Gonçalves.

O Jubileu Diocesano da Juventude de Setúbal continua, durante a tarde deste domingo, com “animação, testemunhos”, como o do padre Hugo Alaniz, que é pároco em Alepo, na Síria, e terminam com a Eucaristia, presidida pelo bispo sadino, D. Américo Aguiar.

“Num mundo com diversos problemas que os jovens enfrentam, desde a habitação, o emprego, mesmo as questões de mobilidade, tantos problemas que os jovens enfrentam, os jovens cristãos têm que ser agentes de esperança, e portanto a Igreja tem aqui esse papel diferenciador de ajudar a construir esta mensagem, que apesar das dificuldades há sempre esperança e há esperança porque a nossa fé está enraizada em que Cristo vive.”

CB/OC

Programa: Jubileu Diocesano da Juventude de Setúbal

10h00 – Acolhimento | Parque da Paz
11h00 – Peregrinação Jubilar
13h00 – Almoço (traz o teu farnel!)
15h00 – “Re-jubilar”: animação, talentos & testemunhos
17h00 – Eucaristia | Cristo Rei

 

Partilhar:
Scroll to Top