Setúbal, 12 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, enviou uma carta à diocese pedindo que até hoje, dia em que celebra 25 anos de ordenação episcopal, se reze pelas vocações.
Partindo do facto de a Igreja ter “a tradição de celebrar os jubileus sacerdotais como momento propício para crescer na fé e no amor pelo ministério ordenado”, D. Gilberto Reis pede a toda a diocese para se unir “em oração pelas vocações ao ministério ordenado, pelo seminário de Setúbal e pelas vocações à vida religiosa e missionária”.
O bispo de Setúbal explica que há um espaço para que “cada criança, jovem, adulto, são ou doente, anote, diariamente, a oração ou outro exercício espiritual que fizer por essa intenção”.
Esses cartões foram recolhidos nas missas de sábado e domingo “como filhas de um grande ramo de oração pelas vocações a oferecer a Jesus na eucaristia jubilar”.
D. Gilberto Reis pede para que todos participem e convoca ainda a colaboração dos “padres, diáconos, catequistas, do Secretariado das Vocações e do Corpo Nacional de Escutas” da Diocese de Setúbal.
A celebração dos 25 anos da ordenação episcopal de D. Gilberto Reis está marcada para hoje, na Sé de Setúbal, às 18h30.
O prelado foi ordenado padre, em dezembro 1963; foi nomeado auxiliar do Porto a 16 de novembro de 1988, por João Paulo II, e ordenado bispo na Sé de Vila Real, a 12 de fevereiro de 1989; o Papa polaco nomeou-o bispo de Setúbal em 1998.
MD/OC