D. Américo Aguiar presidiu também à reunião do Conselho Presbiteral, onde apresentaram a revista anual «Igreja Sadina»
Setúbal, 17 jul 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal celebrou os 50 anos, esta quarta-feira, dia 16 de julho, com a inauguração da exposição coletiva de arte contemporânea ‘Faça-se Luz’, com a presença do bispo diocesano, que presidiu também à reunião do Conselho Presbiteral.
“A Galeria Municipal do 11, em Setúbal, recebe a exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, com obras de artistas convidados que refletem a beleza, a espiritualidade e o caminho da nossa Diocese”, explica a Diocese sadina, destacando a presença do bispo diocesano, na inauguração desta mostra comemorativa dos 50 anos da criação desta Igreja local.
O 50.º aniversário da Diocese de Setúbal ficou marcado também com uma reunião do Conselho Presbiteral, presidida pelo cardeal D. Américo Aguiar, na casa episcopal, onde foi apresentado o Documento Final da Comissão Diocesana de Estudo de uma Proposta de Novo Mapa”.
“Este documento, uma vez rececionado neste Conselho, seguirá para os Vigários forâneos a fim de chegar à Vigararias, sendo posteriormente discutido nos Conselhos Paroquiais Pastorais”, informa o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Na última reunião foi dado como limite o dia de Pentecostes para a oficialização dos Conselhos Paroquiais Pastorais, que agora poderão refletir sobre o documento”, acrescenta o organismo consultivo.
No Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal foi apresentada a “nova revista anual” ‘Igreja Sadina’, e fizeram o “ponto de situação” dos trabalhos realizados com a ‘Pastoral da Esperança’, “relativos ao acompanhamento pastoral na doença, na morte e no luto”, e também das contas relativas ao presente ano de 2025.

A reunião deste organismo consultivo do bispo de Setúbal, neste dia 16 de julho, terminou com a oração da Hora Intermédia, na Sé Catedral, onde vai ser, “assim que possível, entronizada uma imagem do Papa São Paulo VI”.
A Diocese de Setúbal foi criada pelo Papa São Paulo VI, com a Bula ‘Studentes Nos’, há 50 anos, a 16 de julho de 1975, que, na mesma data, criou a Diocese de Santarém com a Bula ‘Apostolicae Sedis Consuetudinnem’.
As comemorações do cinquentenário da Diocese de Setúbal vão continuar este sábado, dia 19 de julho, com a apresentação do filme ‘Faça-se Luz’, realizado por Alberto Pereira, seguido por momentos musicais inéditos do grupo eVox, às 11h00, na Escola de Hotelaria (Quartel do 11).
Este “programa especial”, acrescenta a diocese sadina, continua com o “grande Concerto Comemorativo dos 50 anos da Diocese”, pela Orquestra de Câmara da GNR, tarde deste sábado, às 16h00, na igreja de São Sebastião, em Setúbal.
O bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, afirmou que querem “renovar o compromisso eclesial e missionário”, numa mensagem pelos 50 anos, indicando que é “hora de renovar, de escutar, de chamar e envolver todos”, e de sonharem “em conjunto”.
CB/PR