Setúbal, 26set 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal vai inaugurar, no próximo dia 6 de outubro, a Escola para os Ministérios, uma “proposta inovadora de formação inicial e contínua dirigida a todos os que desempenham, ou venham a desempenhar, algum serviço ou responsabilidade” nas comunidades católicas.
“A inscrição dos participantes deve ser sempre feita através das paróquias ou das instituições onde os alunos exercem (ou foram convocados a exercer) os respetivos serviços”, adianta uma nota da diocese sadina, acrescentando que as aulas decorrerão na Igreja da Torre da Marinha, em regime presencial.
A Escola para os Ministérios tem como finalidade oferecer a todos os designados para algum ministério uma “formação inicial adequada” e “garantir a formação contínua e a atualização de quem já exerce funções”.
A Escola destina-se a leigos batizados que desempenham ministérios ou cargos de responsabilidade, como leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão e das exéquias, catequistas, membros de órgãos sociais de centros paroquiais e instituições canónicas, dirigentes de movimentos, membros de conselhos económicos, candidatos ao diaconado permanente, voluntários paroquiais, responsáveis pelo acolhimento e professores de EMRC.”
O novo projeto vai ser orientado pela Coordenação Diocesana da Escola da Fé, nomeada pelo bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, que assegurará também as funções pedagógicas e científicas.
A diocese sadina vai ainda relançar, depois de uma década de interrupção, a “Escola da Fé”, um espaço de formação cristã “destinado a todos os que desejam aprofundar os conteúdos da Fé e a sua relação com o mundo contemporâneo”.
OC