Setúbal: Diocese faz 47 anos de existência «numa situação estranha e amarga»

Continua a oração insistente pela nomeação de um bispo diocesano

Foto: Sé de Setúbal

Setúbal, 16 jul 2022 (Ecclesia) – O Administrador Diocesano, padre José Lobato, escreveu uma mensagem à diocese no dia dos 47 anos de existência, sublinhando a “situação estranha e amarga” e recordando pessoas que ajudaram a diocese a crescer.

Celebramos este aniversário de diocese numa situação estranha e amarga: a ausência do Bispo diocesano, cuja nomeação aguardamos e pela qual insistentemente rezamos”, escreve o padre José Lobato no sítio online da diocese.

No texto padre José Lobato recorda “todos aqueles que prepararam este pedaço do território do Patriarcado de Lisboa para vir a ser uma Igreja diocesana: D. João Alves e tantos padres, religiosos e leigos” e lembra também os bispos.

“Recordamos os Bispos que o Bom Pastor nos foi enviando: D. Manuel Martins, D. Gilberto dos Reis e D. José Ornelas, e tantos padres, religiosos e leigos que foram crescendo na fé, na alegria da vida em Cristo e na dinâmica missionária, numa história que cumpre viver e também escrever, para que não se esqueça”.

O responsável destaca também que, “há menos de um mês”, a diocese teve a ordenação de três novos presbíteros, “um acontecimento com sabor a esperança e de apelo ao trabalho”.

Nesta mensagem o padre José Lobato, depois de variados diálogos, avança com os ofícios e funções dos três novos presbíteros recentemente ordenados.

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top