Novo bispo tem acompanhado percurso pelas paróquias
Setúbal, 07 nov 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal despede-se este domingo da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em visita às comunidades católicas sadinas desde 25 de outubro, um percurso acompanhado pelo novo bispo local, D. José Ornelas.
“Dado que estou a fazer uma visita guiada à diocese, aprendo a pôr os pés no chão dos caminhos que vai percorrendo a imagem de Fátima e parece-me que isso é uma coisa muito importante”, refere à Agência ECCLESIA.
O bispo de Setúbal, cuja ordenação episcopal coincidiu com a chegada da imagem peregrina, dizer ser “impressionante o contactar com as pessoas” nesta iniciativa, destinada a assinalar em todo o país o próximo centenário das aparições de Fátima (2017).
“Além disso, é interessante ver as colaborações externas que se criam, a começar pelas autarquias, porque tudo isto implica e necessita de organização, forças de ordem, é muito interessante ver a contribuição da polícia, da GNR, a contribuição dos bombeiros, têm sido formidáveis”, assinala D. José Ornelas.
O prelado elogia a mobilização juvenil, das crianças, dos escuteiros, em volta de uma imagem que simboliza a “um projeto de Igreja”.
“Maria apresenta-nos um projeto discipulado, de Igreja, de pessoa nova, e essa pessoa nova não é a que fica no santuário à espera, mas que se desloca constantemente”, explica.
Já o padre Francisco Mendes, pároco do Feijó, fala numa “experiência bonita” ligada à preparação e celebração desta visita, que tem sido vivida “de uma maneira muito intensa”.
“Nossa Senhora vem como sinal da misericórdia, vem lembrar-nos este pedido importante em Fátima para não procurarmos ofender mais, mas estarmos disponíveis para o outro, sobretudo o que está mais necessitado”, prosseguiu.
Nesse sentido, a paróquia promoveu um “gesto de partilha fraterno” de refeição com carenciados, que acompanhou os momentos de oração.
Após 15 dias de passagem pelas várias zonas da Diocese, a imagem peregrina de Nossa Senhora chegou na noite de sexta-feira a Setúbal, cumprindo um programa nas paróquias da cidade até ao fim da manhã de domingo; à tarde, tem lugar a festa de encerramento.
A celebração será ao ar livre, junto ao pavilhão número dois do Cais 3 do Porto de Setúbal, seguindo depois a imagem de Nossa Senhora de Fátima para a Arquidiocese de Évora.
CB/OC