Donativos vão ser recolhidos junto da comunidade católica na Quaresma
Setúbal, 21 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal vai constituir um “fundo diocesano destinado a apoiar o acolhimento de refugiados”, com donativos que vão ser recolhidos junto da comunidade católica nesta Quaresma.
A decisão foi tomada após a última reunião do Conselho Presbiteral, organismo consultivo que reúne representantes dos sacerdotes diocesanos, com o bispo local, D. José Ornelas.
A chamada “renúncia quaresmal” vai ainda auxiliar a Paróquia da Arrentela na “amortização da dívida que se vem arrastando há muito”, por se considerar que a mesma pesa “de forma desproporcionada, na vida da comunidade”.
A Diocese de Setúbal decidiu, por outro lado, aumentar a remuneração mensal dos presbíteros, inalterada desde 2010, num valor de 15 euros, passando a ser de 780 euros.
A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas (1 de março, em 2017), é um período de 40 dias, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
Neste contexto, surge a renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.
OC