Setúbal: Diocese constituiu Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Organismo inclui especialistas em direito, educação, comunicação e saúde mental

Setúbal, 14 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, constituiu este sábado a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese, respondendo às determinações do Papa para a luta contra abusos sexuais na Igreja Católica.

Esta comissão, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, “terá o encargo de colaborar para promover na Diocese um ambiente de segurança, são relacionamento e cuidado dos mais novos e mais frágeis; prevenir comportamentos atentatórios da dignidade destas pessoas; acolher e cuidar daqueles que possam ser vítimas de abuso e comportamentos desviantes”.

O organismo integra um sacerdote da Diocese de Setúbal e “membros competentes em diversas áreas profissionais” relacionadas com os objetivos da comissão, como direito, educação, comunicação ou saúde mental.

Decreto de constituição e nomeação dos membros está disponível online.

Em 2019, o Papa publicou a Carta Apostólica ‘Motu Proprio Vos estis lux mundi’, com disposições gerais a aplicar em caso de denúncias de abusos sexuais de menores ou de pessoas vulneráveis.

O documento determinou a criação, em todas as dioceses católicas, de “um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público” para eventuais denúncias, até junho deste ano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR