Bispo deixou apelos ao padre Tiago Pereira, religioso dehoniano
Setúbal, 27 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal presidiu hoje à ordenação sacerdotal de Tiago Pereira, religioso dehoniano, sublinhando a importância de aprender as lições da pandemia.
D. José Ornelas destacou, na sua homilia, que a Covid-19 “atormenta o mundo inteiro” e impõe “muitas limitações”, cuidados, ao mesmo tempo que “requer coragem e generosidade para aqueles que sofrem”.
O responsável falava na Missa a que presidiu, na Igreja Paroquial de Alhos Vedros e Santo André, sublinhando que “o Espírito de Deus não se deixa amarrar nem intimidar” por doenças, catástrofes ou mesmo a morte.
O bispo sadino convidou o novo sacerdote a celebrar o “dom do chamamento” e a imitar o Coração de Cristo como “fonte do amor transformador de Deus”.
“Sê sempre testemunha da alegria e do amor que Ele coloca na tua vida”, recomendou.
D. José Ornelas destacou que, para um ministro da Igreja, a credibilidade do anúncio está ligada à Palavra do próprio Deus.
“Nunca te demitas do ministério que assumes”, disse ao padre Tiago Pereira.
O bispo de Setúbal desafiou ainda o religioso a ser expressão da “cordialidade” de Cristo, que acolhe todos, “de modo especial os que chegam cansados, os que vêm de longe, os que são discriminados”, a “multidão dos doentes e dos famintos”, usando de misericórdia “com os que erram e pecam.
No final da homilia, o responsável sadino deixou uma palavra de agradecimento aos pais do novo sacerdote.
D. José Ornelas foi superior geral dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) antes de ser nomeado bispo de Setúbal.
OC