Setúbal: D. Américo Aguiar relança o Diaconado Permanente na diocese

Bispo diocesano convida à apresentação de candidatos e pede que referências, com informações básicas de cada um, cheguem até ao Domingo do Cristo Rei

Foto: Diocese de Setúbal/Ricardo Perna

Roma, Itália, 01 out 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, publicou esta segunda-feira uma carta, onde anuncia a reabertura de processos de discernimento vocacional rumo ao Diaconado Permanente.

“Após um longo período de interregno, por motivos diversos, na formação de candidatos em ordem ao diaconado permanente na nossa Diocese, julgo ser chegada a hora de relançamento desse processo”, afirmou no texto enviado à Agência ECCLESIA e partilhado na rede social Instagram.

O cardeal convida à apresentação de candidatos, para que entrem “num processo de discernimento e formativo que será promovido pela diocese”.

“Como é evidente, por muitos esforços que se possam fazer, o diaconado permanente nunca será uma realidade se ele não for desejado e acalentado pelo presbitério da diocese”, sublinha.

D. Américo Aguiar pede que cheguem, até ao Domingo do Cristo Rei, 24 de novembro, “as referências de candidatos, com as informações básicas sobre cada um, nomeadamente a identificação, a comunidade a que pertence, o estado civil/canónico, situação familiar, académica, profissional e dados para poder ser contatado”.

Na mensagem, o bispo de Setúbal destaca que o “diaconado permanente constitui um dom de Deus para a vida da Igreja e o seu exercício é de uma especial riqueza para o anúncio de Cristo a todos”.

“De facto, é importante que este ministério ordenado não se confunda com a carência de vocações sacerdotais, mas, ainda que ajudando a responder a diversos desafios internos e externos na vida da Igreja, possa ser valorizado na sua própria dignidade e para as funções identificadas pelo próprio Concilio Vaticano II”, destaca.

Assinalando que há 40 anos a Diocese de Setúbal foi uma das duas pioneiras em Portugal a ordenar diáconos permanentes após a restauração deste ministério ordenado, o cardeal assinala que será bom contribuir “igualmente agora para um novo ânimo e uma renovada visão do diaconado para o anúncio de Cristo Vivo, em favor de tantos, na Igreja e no Mundo”.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR