Setúbal: D. Américo Aguiar recebeu medalha da cidade na Classe Paz e Liberdade

Autarquia assinalou capacidade de «diálogo» e construção de pontes e bispo do território pediu «empenho» e trabalho pelo «bem-comum de todos»

Setúbal, 08 fev 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar recebeu a medalha da cidade na Classe Paz e Liberdade, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal, que destacou a “voz firme, corajosa e incansável de esperança” e assinalou a sua capacidade de diálogo.

“Apesar de estar ainda apenas no seu primeiro ano à frente da diocese de Setúbal, D. Américo Aguiar, afirmou-se já rapidamente para muitos setubalenses, dos mais variados quadrantes da sociedade civil, com uma voz firme, corajosa e incansável de esperança, que nunca deixa de sonhar, e capaz de promover a paz, o diálogo e de estabelecer pontes na construção de uma sociedade local e global mais justa, aberta, fraterna e inclusiva para todos”, indica o texto aprovado em reunião pública de câmara, disponibilizado pelo portal da diocese de Setúbal.

A entrega da medalha, no dia 7, pelo presidente da autarquia, André Martins, quis manifestar ainda “uma prova de confiança no novo bispo” chegou no dia 26 de outubro de 2023 ao território sadino.

“Falo de confiança porque das palavras que já nos disse e das ações que já praticou nesta nossa comunidade resulta esse sentimento. É também uma manifestação de confiança de que estará à altura de D. Manuel Martins, o bispo fundador desta diocese, e dos que se lhe seguiram”, indicou o presidente do município, citado pelo site da Diocese.

D. Américo Aguiar assinalou a sua defesa pelo bem comum da comunidade e pediu empenho de todos.

“Não quero ser presidente de câmara, nem quero que o senhor presidente de câmara queira ser bispo. Mas respeitamo-nos, cada um com a sua missão, porque estamos a trabalhar todos para o mesmo, que é o bem comum dos setubalenses e azeitonenses. Se rumarmos para o mesmo lado o futuro será cada vez melhor”, afirmou.

Na cerimónia, o bispo de Setúbal deu conta de “tempos difíceis” para a paz e para a liberdade, alertou para “caminhos complicados”, e afirmou que “todos são poucos para manter algum nível de confiança junto das populações” que servem.

O cardeal D. Américo Aguiar agradeceu ainda a generosidade dos padres de Setúbal, que se entregam às comunidades, com quem partilha a missão “à frente da diocese” e deixou ainda um pedido: em ano de eleições autárquicas, o responsável pediu que este tempo para dar a conhecer os projetos de cada candidato, que “positivamente” deem a conhecer os seus “projetos e ideias”, sem cair na facilidade da “acusação de um ou de outro e no ataque pessoal”.

O bispo deixou ainda a certeza de que “Setúbal pode ser determinante para o futuro do país e do mundo”.

O Papa nomeou D. Américo Aguiar como novo bispo de Setúbal, a 21 de setembro de 2023.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; em 2016, foi nomeado presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do então cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

O Papa Francisco anunciou a 9 de julho de 2023 que iria tornar cardeal D. Américo Aguiar a 30 de setembro.

LS

Partilhar:
Scroll to Top