«Podeis contar comigo para as lutas», afirmou
Setúbal, 09 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal encontrou-se esta quarta-feira com os provedores e membros de mesa das onze Santas Casas da Misericórdia da diocese Manuel Lemos, num encontro que contou com a presença do presidente da União das Misericórdias Portuguesas.
“Gostaria de ser irmão de todas as misericórdias. Tentarei visitá-las a todas no mais curto espaço de tempo. Podeis contar comigo para as lutas. Acompanho-vos nos problemas, nos desafios, na coragem e na oração”, disse D. Américo Aguiar no encontro, que decorreu num hotel da cidade.
O bispo de Setúbal mostrou-se próximo das instituições, por ter sido, durante 12 anos, capelão da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e disse que acompanha com “Muito carinho” o trabalho das misericórdias.
“Quero fazer caminho juntos naquilo que é o respeito pela autonomia e o funcionamento de cada misericórdia”, indicou, afirmando “muita gratidão, homenagem e bênção a todas as misericórdias”, aos seus dirigentes e utentes.
Fernando Cardoso Ferreira, presidente do Secretariado Regional de Setúbal da União das Misericórdias Portuguesas e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, o encontro resulta da vontade do bispo de Setúbal “querer estar com as misericórdias da sua diocese”.
“As Misericórdias na Diocese de Setúbal estão a atravessar há algum tempo uma crise terrível. Em alguns pontos e em algumas cidades da península [as situações] são ainda mais complexas. Entendemos que o seu conforto espiritual nos vai enriquecer de algum modo. Quero reiterar a nossa satisfação, o nosso agradecimento”, afirmou Fernando Cardoso Ferreira, citado na página da internet da diocese.
Presente no encontro, Manuel Lemos, presidente da UMP referiu-se à “situação difícil de Setúbal”, referindo a preocupação que todos sentem com a sustentabilidade das misericórdias.
“Foi para mim uma enorme alegria estar aqui neste primeiro encontro com o Bispo de Setúbal. Temos a certeza que vai colaborar connosco. Vai ser muito bom para Setúbal”, afirmou Manuel Lemos.
As Santas Casas da Misericórdia são associações de fiéis, com criação canónica, cuja ação assenta na assistência à comunidade em diferentes respostas de apoio social e cuidados de saúde.
PR