Cardeal evoca «sofrimento de tantos que gritam por ajuda, partilha e auxílio»

Setúbal, 05 fev 2026 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, anunciou hoje a atribuição de um apoio financeiro de 10 mil euros e a mobilização da Cáritas Diocesana para auxiliar vítimas das cheias em Alcácer do Sal.
“A partir do nosso pobre e pequeno Fundo de Emergência Diocesano, confiamos à Paróquia de Alcácer do Sal, através do seu Grupo de Apoio Solidário, a quantia de 10 mil euros, desejando que este contributo possa aliviar, ainda que modestamente, o sofrimento de tantos que gritam por ajuda, partilha e auxílio”, refere o bispo de Setúbal.
Numa nota episcopal publicada online, o cardeal explica que, embora Alcácer do Sal pertença à Arquidiocese de Évora, a Diocese de Setúbal sente uma ligação particular ao território, uma vez que a paróquia de São Pedro da Comporta, situada naquele concelho, integra a sua jurisdição pastoral.
“Perante a dolorosa situação que atingiu as nossas irmãs e irmãos de Alcácer do Sal, na Arquidiocese de Évora, queremos manifestar a nossa proximidade espiritual, solidariedade fraterna e comunhão eclesial neste momento de provação”, indica D. Américo Aguiar.
Além da verba enviada, foi solicitado à Cáritas Diocesana de Setúbal que estenda a sua “ação de ajuda, partilha e acompanhamento” às populações afetadas, em coordenação com as estruturas locais.
A nota informa ainda que esta decisão foi comunicada ao arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, como sinal de “fraterna comunhão e colaboração pastoral”.
“A dor que vos alcança é também a nossa dor; a esperança que vos sustenta é também a nossa esperança”, sublinha D. Américo Aguiar.
O cardeal deixou ainda uma palavra de gratidão às forças de socorro e segurança, autarcas e voluntários, considerando que o seu testemunho “é luz que rompe a escuridão da dor”.
“Em cada gesto de ajuda, em cada vida protegida, em cada mão estendida, torna-se presente o melhor da nossa humanidade”, pode ler-se.
Um total de 179 pessoas foi retirado de casa devido às cheias em Alcácer do Sal, até hoje.
O nível de cheia na zona baixa desta cidade alentejana do distrito de Setúbal ultrapassou hoje os 1,20 metros, disse à Lusa o comandante Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.
OC
