Iniciativa reuniu utentes de várias instituições da Cáritas Diocesana
Setúbal, 02 jun 2014 (Ecclesia) – Mais de uma centena de crianças das diversas instituições da Cáritas Diocesana de Setúbal juntaram-se no Parque Verde da Bela Vista para fazerem um terço gigante em honra de Nossa Senhora.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, Maria João Palma, coordenadora da iniciativa, explicou que esta surgiu na sequência do programa “Despertar da Fé”, que tem estado a ser promovido um pouco por todo o país pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã.
“Depois das crianças receberem informação, evangelização, pensámos que este seria um bom culminar do mês de Maria”, realçou a responsável.
Construído a partir de missangas de várias cores, feitas pelos mais novos na sala de aula, o terço pretendeu ser uma forma também de pedir a intercessão de Nossa Senhora num tempo em que “as famílias estão a passar um momento muito conturbado”.
De acordo com Maria João Palma, o bairro da Bela Vista, um dos mais desfavorecidos da região de Setúbal, é apenas a ponta de um icebergue que hoje se estende a todas as esferas sociais.
“As questões financeiras, a falta de estrutura das famílias para saberem abraçar as dificuldades, transformam as crianças em crianças, na generalidade, com problemas que é preciso prevenir e para os quais é necessário desenvolver instrumentos de trabalho”, salienta.
Para além da participação das crianças, através do Centro de Atividades de Tempos Livres / Infantário “O Cogumelo”, da Cáritas Diocesana de Setúbal, a atividade "Juntos com Maria" contou com o contributo de idosos e de pessoas sem-abrigo apoiadas pela instituição católica.
A ideia da organização é oferecer o terço a um santuário mariano que poderá ser o Santuário de Cristo Rei, em Almada ou o Santuário de Fátima.
JCP