Mostra pode ser visitada até 27 de março, na galeria de exposições da Casa da Baía
Setúbal, 14 mar 2016 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana Arte Sacra de Setúbal tem patente a exposição ‘Via da Misericórdia’, que retrata o percurso de “Cristo com a Cruz até ao Calvário”, com 15 trabalhos de diversos artistas plásticos, na galeria da Casa da Baía.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a comissão sadina explica que cada autor “explorou criativa e plasticamente” uma das 14 Estações da Via Sacra.
"São trabalhos artísticos reveladores de uma grande diversidade técnica e plástica, de um tratamento mais ou menos figurativo dos elementos representados e de uma abordagem mais ou menos fiel aos trechos bíblicos", revela sobre a mostra patente até 27 de março.
A Comissão Diocesana Arte Sacra de Setúbal destaca que foi incluída uma 15.ª pintura que serve “de referência e de eixo” ao percurso proposto a cada visitante, situada na parede central da galeria municipal, e sendo "transportando" para o contexto de um local sagrado, "de uma igreja ou capela".
“É, ainda, como que uma 15.ª estação, uma via que se abre e se revela, não só com a Paixão e Morte de Cristo, mas, sobretudo, com a Sua Ressurreição”, observa.
"Este espaço expositivo foi, em tempos recuados, um antigo local de culto do Recolhimento de Nossa Senhora da Soledade, instituição de recolhimento de mulheres desfavorecidas, antigo espaço ao serviço da caridade e da misericórdia", contextualiza ainda a Comissão de Arte Sacra de Setúbal, sobre a morfologia da galeria remeter para "a nave de uma igreja".
Esta mostra coletiva reúne um conjunto de 15 trabalhos de diversos artistas plásticos de “reconhecido mérito nacional, regional e local”.
A exposição ‘Via da Misericórdia’ pode ser visitada gratuitamente até 27 de março, das 09h00 às 20h00, na galeria de exposições da Casa da Baía, em Setúbal.
Para esta iniciativa, inaugurada nas Jornadas Diocesanas de Arte Sacra – ‘Misericórdia: a arte do Amor de Deus’ -, a Igreja de Setúbal contou com a parceria da autarquia local.
“Que melhor forma pode haver neste tempo quaresmal do que a reflexão pela arte com a palavra justaposta, criando a unidade reflexiva que só Jesus nos concede”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na sessão que deu início às jornadas, divulgou o município no seu sítio online.
CB