Setúbal, 24 out 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, vai presidir hoje à celebração da eucaristia do 30º dia do falecimento de D. Manuel Martins, primeiro pastor do território sadino e depois realiza-se um colóquio sobre o prelado.
A igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, pelas 20h30, vai acolher a celebração e de seguida, no mesmo local, realiza-se um colóquio sobre D. Manuel Martins, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.
O colóquio vai ter a participação da antiga presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Neto de Sousa e António Soares, membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz.
A iniciativa encerra com o bispo diocesano, D. José Ornelas.
O falecido bispo nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.
Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de seguir para Setúbal.
No dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo.
LFS