«Não se faz escutismo sozinho nem se é Igreja sozinho» – D. José Ornelas, bispo de Setúbal
Setúbal, 29 abr 2020 (Ecclesia) – A Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou 3500 jovens, que “trabalharam intensamente” para uma edição online dos ‘Jogos da Primavera’.
“Perante as fronteiras erguidas em nome da saúde e da segurança de todos, é mais imperativo do que nunca este envolvimento em comunidade. O segredo é viver entusiasmado com sede de descoberta, e o verdadeiro encontro com os outros acontece no coração de cada um de nós”, disse a chefe regional Ana Margarida Chagas, na abertura dos ‘Jogos da Primavera’.
Num texto divulgado no sítio online da Diocese de Setúbal, a Região de Setúbal do CNE assinala que reforçou a sua “marca” de união e de força e contabiliza que a atividade teve 44 agrupamentos inscritos e contou com a participação de 855 Lobitos (6 aos 10 anos), 920 Exploradores (10 a 14 anos) 764 Pioneiros (14 aos 18 anos), 393 Caminheiros (18 aos 22 anos) e 532 dirigentes.
“Acabou-se a comodidade do sofá, de dizer que já não há caminho para andar… escuteiros tragam o lenço bem gasto, com a cor comida pelo sol e pela chuva… é sinal do serviço. Não se faz escutismo sozinho nem se é Igreja sozinho”, disse o bispo de Setúbal na Eucaristia de encerramento dos ‘Jogos da Primavera’.
Na Missa transmitida pela internet, da igreja de S. Sebastião (Setúbal), D. José Ornelas destacou a ação dos escuteiros que têm “apoiando iniciativas, substituindo anciãos mais fracos nos serviços comunitários”, no âmbito da pandemia Covid-19.
“Foram essenciais no lançamento de redes sociais e transmissões que levaram celebrações e presenças da Igreja a tantas famílias e pessoas isoladas. Tornaram-se voluntários para tantos serviços na Igreja e na sociedade”, acrescentou o bispo sadino.
No final da Missa, a chefe regional Ana Margarida Chagas disse aos escuteiros para ficarem com “este ardor no peito à espera” de se poderem “abraçar em breve” e agradeceu aos pais que deram suporte a esta aventura em casa.
A ‘ProCura’ foi o tema mobilizador dos jogos anuais da Região de Setúbal e os agrupamentos e secções sadinos procuraram uma solução para um “mundo fechado e dividido” que “todos desejam, venha a recuperar a proximidade física e o calor dos afetos” que não se mede em “largura de banda”.
Neste contexto, o imaginário olhou um mundo marcado pela pandemia e a esperança de uma cura que poderia ser obtida no espaço e as naves foram lançadas no “mês de Abril e ao 25º dia, um sábado”.
Os agrupamentos 372 Trafaria, 718 Quinta do Conde e 927 Santo André – Barreiro ficaram em primeiro lugar, na Primeira Secção; Os vencedores da Segunda Secção foram os Exploradores do 699 Miratejo, na secção seguinte venceu o agrupamento 1238 Pinhal de Frades e, os Caminheiros vencedores pertencem ao agrupamento 1135 Sobreda.
A Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas explica que comemora o Dia de São Jorge, o patrono mundial do escutismo, com os ‘Jogos da Primavera’ que juntam os escuteiros das diversas secções (faixas etárias) para superarem desafios e trabalharem a experiência do que significa a “família escutista”.
CB