Setúbal, 21 set 2016 (Ecclesia) – O pároco da igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Diocese de Setúbal, assinalou o 1.º Aniversário da Clínica Social Dentária que tem conseguido proporcionar “melhor qualidade de vida às pessoas pobres e necessitadas destes bairros” periféricos.
“Os resultados até agora alcançados demonstram claramente que os objetivos de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas pobres e necessitadas destes bairros periféricos de Setúbal foram largamente conseguidos”, destaca o padre Constantino Alves.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o pároco da igreja de Nossa Senhora da Conceição informa que no espaço de um ano já se realizaram 1912 consultas, trataram 312 pessoas e colocaram 152 próteses completas.
Com “mais de 260 pessoas em lista de espera”, segundo o pároco na Clínica Social Dentária têm-se ouvido afirmações como: “Agora já posso sorrir”; “Já estou confiante de que vou conseguir emprego”; “Foi a melhor coisa que apareceu aqui nestes bairros”.
“Isto demonstra a falta de apoio do Serviço Nacional de Saúde à saúde oral e a pobreza das pessoas que por iniciativa própria se viam excluídas deste vertente fundamental da saúde”, refere o padre Constantino Alves.
A Clínica Social Dentária, com as instalações da igreja de Nossa Senhora da Conceição, funciona através do trabalho de uma equipa de voluntários que “prestam serviço totalmente gratuito” constituída por nove médicos; seis pessoas no Serviço de Esterilização, quatro assistentes, seis pessoas na receção e atendimento e mais seis na gestão financeira e na coordenação.
O sacerdote sublinha que os voluntários não são remunerados mas levam para casa “um coração cheio de lágrimas de agradecimentos e a alegria da solidariedade” com as vítimas da exclusão social.
Para além dos recursos humanos da clínica, o padre Constantino Alves observa que a mesma tem funcionado também com o apoio da comunidade cristã, de donativos de pessoas, grupos, empresas e algumas associações, que “são fundamentais na ajuda do investimento e custos dos consumíveis diários”.
A Clínica Social Dentária da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Diocese de Setúbal, foi inaugurada a 24 de julho de 2015 com a presença de responsáveis eclesiais e políticos.
Na altura o padre Constantino Alves explicou à Agência ECCLESIA que a ideia surgiu em conversa com o diretor clínico – o cirurgião José Rafael – e um colaborador da paróquia, em setembro de 2014
CB