Setúbal: Cáritas Diocesana tem novo presidente

Domingos Ferreira de Sousa sucede a Eugénio Fonseca

Setúbal, 10 out 2016 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal nomeou Domingos Ferreira de Sousa como presidente da Cáritas Diocesana, que entra hoje em funções.

O novo responsável do organismo católico sucede no cargo a Eugénio Fonseca.

Domingos Ferreira de Sousa, até agora membro da direção da Cáritas Diocesana de Setúbal, já integrou também a direção nacional da Cáritas.

Segundo os estatutos da Cáritas, deve apresentar ao bispo diocesano uma proposta de nomes para constituir a nova direção.

No decreto de nomeação, publicado pelo site da Diocese de Setúbal, D. José Ornelas escreve que a decisão acontece a “insistente pedido do professor Eugénio José da Cruz Fonseca, para ser substituído no cargo de presidente da Cáritas, que dedicadamente desempenhou durante mais de 30 anos”.

O bispo de Setúbal manifesta ao presidente cessante “a mais profunda gratidão da diocese, dos colaboradores da Cáritas e sobretudo dos mais carenciados, que beneficiaram da sua ação, pela sensibilidade humana e evangélica com que exerceu este serviço de misericórdia”.

D. José Ornelas destaca ainda a “forma eficaz, colegial e aberta” com que Eugénio Fonseca orientou a Cáritas sadina “em solidária articulação com as necessidades e respostas da Igreja e da sociedade, em Portugal e no mundo".

O decreto procede ainda à nomeação do padre Victor Portugal, dos Missionários Claretianos, como reitor da igreja Nossa Senhora da Boa Hora de Setúbal.

D. José Ornelas nomeia, para um mandato de cinco anos, do Conselho Económico da Diocese de Setúbal: Afonso Nuno Coelho Rocha, André Alexandre Pinto Brazinha, João Luis Carrilho Furriela, Manuel Maria Rodrigues de Sousa e Sandra Liliana do Nascimento Alves São Pedro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR