Diocese acolhe 146 novos católicos
Setúbal, 05 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal dirigiu uma mensagem aos 146 adultos que ao longo do tempo da Páscoa vão receber o Batismo na diocese, “uma grande graça e um grande desafio para cada um deles” e para a Igreja.
D. Gilberto Reis precisa que na Vigília Pascal e Domingo de Páscoa de 2015 há 105 novos batizados, “homens e mulheres na sua quase totalidade entre os 20 e os 50 anos, de 23 paróquias”.
Além disso, durante o tempo pascal (50 dias) vão ser ainda batizados mais 41 adultos de 13 paróquias.
“Louvo a Deus pelo dom destes irmãos e felicito-os por começarem a fazer parte da Igreja, Povo de Deus que tem por cabeça a Cristo, por alma o Espírito Santo, por lei o mandamento novo do amor e por finalidade o anúncio do Reino de Deus”, escreve o bispo de Setúbal.
O prelado pede que hoje, em todas as comunidades paroquiais, seja dada esta notícia e se reze por estas pessoas.
“De modo especial, peço às paróquias onde são batizados que os acompanhem com grande carinho e atenção em nome de toda a Diocese de tal modo que nenhum deles não só não se sinta estranho como também todos eles sintam a alegria dos irmãos mais velhos”, acrescenta D. Gilberto Reis.
O número de adultos a pedir o Batismo está a aumentar em Portugal, onde a maioria dos católicos, no entanto, continua a receber este sacramento antes do primeiro ano de vida (perto de 56 mil).
Em 2012, segundo os últimos dados disponibilizados pela Conferência Episcopal Portuguesa, foram quase seis mil as pessoas que se tornaram católicas depois dos 7 anos, idade que a tradição da Igreja associa aos que “atingiram a idade da razão”.
Os Batismos depois dos 7 anos representam, em todo o mundo, cerca de 16,5% do total, percentagem que em Portugal está nos 9,3% (6,9% em 2007).
OC