Setúbal: Bispo quer diocese com gabinete de comunicação em atitude de «saída»

D. José Ornelas publicou mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Setúbal, 29 mai 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou que a “nova e desafiadora estrada” com o Gabinete de Comunicação, em funcionamento desde abril, quer promover uma “presença ativa e interativa” da diocese neste setor.

“Estamos numa fase de estruturação do setor e a definir lentamente a estratégia comunicativa da Diocese, quer ao nível interno, quer ao nível externo. É tempo de escutar, questionar, planear e fazer um trabalho de proximidade no tecido eclesial”, referiu D. José Ornelas.

Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo de Setúbal escreve que o Gabinete de Comunicação está “em atitude de saída” para “escutar, conhecer e articular”, com o objetivo de que a comunicação seja “efetivamente expressão e fruto da comunhão” da diocese sadina.

Na comunicação divulgada este domingo, Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. José Ornelas sublinha a necessidade de “ser portadores de boas notícias”, não esquecendo “as dificuldades da Igreja diocesana nem os dramas do mundo”.

“Evangelizar é uma questão de comunicar, e nós não queremos perder nenhum dos meios que a tradição, o engenho e as modernas tecnologias colocam ao serviço deste projeto. Nada conseguirá suprir ou substituir a vontade que nasce no coração, para comunicar, unir, partilhar”, desenvolve.

Segundo o bispo de Setúbal a comunicação na Igreja tem “de ser interativa e tem de contar com a participação de todos”, por isso, vai ser “importante” a presença de todas as paróquias, comunidades religiosas e movimentos eclesiais.

D. José Ornelas observa ainda que os desafios “são muitos e os meios limitados”, prometendo um esforço conjunto para “tentar responder aos desafios comunicativos” e anuncia que um novo sítio na internet “é uma prioridade”.

Este domingo, a Igreja Católica comemorou o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais com a mensagem do Papa Francisco ‘«Não temas, porque Eu estou contigo (Is 43, 5)» Comunicar esperança e confiança no nosso tempo’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top