D. Américo Aguiar salientou que «Francisco ainda tem muito para fazer, muito para trabalhar»

Montijo, 26 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal disse que o Papa “é a única figura transversal dentro da humanidade”, na primeira Eucaristia, de três celebrações, “pela saúde” de Francisco, esta terça-feira, no Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo.
“Estamos num tempo em que a única voz, a única figura, transversal dentro da humanidade, que é ouvida, que é respeitada, que é querida, é a do Papa Francisco”, disse D. Américo Aguiar, esta terça-feira, na homilia da celebração que presidiu no Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Setúbal, o bispo diocesano realçou que o Papa “ainda tem muito para fazer, muito para trabalhar”, e salientou que faltam “vozes encantatórias na humanidade”, citando Adriano Moreira (1922-2022), um admirador confesso de Francisco, que o via como protagonista da denúncia de uma “intolerável situação de um mundo de desigualdades”.
“Pedimos ao Senhor que nos devolva, em condições de poder dar continuidade ao seu pontificado”, acrescentou o cardeal D. Américo Aguiar.
O Papa Francisco está internado devido a problemas respiratórios, desde 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, de Roma; no dia 18, foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, e, no último sábado, os problemas agravaram-se com nova crise asmática.
O Vaticano informou, na manhã desta quarta-feira, que o Papa “passou uma noite tranquila e está a descansar”, numa breve nota enviada aos jornalistas.
D. Américo Aguiar rezou para que “estes momentos de adversidade, do Papa, da Igreja e do mundo, dentro de alguns dias, sejam completamente iluminados pela Páscoa do Senhor”.
“E possamos alegremente testemunhar ao mundo que Cristo vive, habita os nossos corações, e estamos todos mais fortes, mais capazes, mais abençoados para continuar a iluminar o mundo, que Cristo está realmente vivo”, acrescentou o cardeal português, informa o Gabinete de Comunicação da Diocese de Setúbal.
O bispo de Setúbal convidou “todos, todos, todos” para três momentos de oração “pela saúde do muito querido Papa Francisco”, de 25 a 27 de fevereiro, em diferentes igrejas da diocese sadina: após a primeira Eucaristia, no Santuário Jubilar de Nossa Senhora da Atalaia (Montijo), hoje, dia 26, a Missa realiza-se no Santuário de Cristo Rei, em Almada, às 17h00, e, esta quinta-feira, é a igreja de São Julião, em Setúbal, que acolhe essa celebração às 09h00.
O quarto internamento do atual pontífice no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.
Este é já o internamento mais longo de Francisco, que em duas das três ocasiões anteriores esteve no Gemelli durante 10 dias – em julho de 2021 e junho de 2023.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
CB/OC
Vaticano: Papa passou «noite tranquila» e iniciou 13.º dia de internamento