Sesimbra é a primeira paróquia a receber o bispo sadino
Setúbal, 05 nov 2018 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal começa hoje um ciclo de visitas pastorais à diocese sadina, centrado de forma especial nos mais jovens.
Segundo uma nota enviada à Agência ECCLESIA, D. José Ornelas inicia esta jornada em Sesimbra, esta segunda-feira, primeiro com um encontro com a presidente da Assembleia Municipal local, “para tomar conhecimento das atividades que a autarquia tem direcionadas para os jovens”.
Neste mesmo dia, a partir das 21h00, o bispo sadino terá um primeiro encontro com a comunidade paroquial de Sesimbra.
A iniciativa está inserida num biénio que a Diocese de Setúbal vai dedicar aos mais novos e que tem como lema ‘Partilha-te [em novos caminhos]’.
Numa mensagem vídeo, D. José Ornelas desafia os jovens a não se demitirem da vida da Igreja nem da vida em comunidade.
“Deus conta convosco para mudar este mundo e vocês não se podem abster, não podem dizer que isso não é convosco”, frisa o responsável católico.
Durante o ano pastoral 2018/2019, o bispo de Setúbal vai estar de visita às paróquias das vigararias de Palmela-Sesimbra, Caparica e Almada, ficando as restantes 4 (Setúbal, Montijo, Barreiro – Moita e Seixal) para 2019/2020.
Esta semana, a agenda de D. José Ornelas será dedicada a Sesimbra, com um percurso que inclui no dia 7 de novembro uma visita às instalações da Santa Casa da Misericórdia, a partir das 12h00, com o bispo a ir ao encontro de jovens do centro de atividades de tempos livres.
Ainda na quarta-feira mas pelas 21h00, D. José Ornelas estará na igreja Matriz de Sesimbra para uma vigília de adoração organizada pelos jovens e com toda a comunidade.
Na quinta-feira, dia 8 de novembro, pelas 21h00, o bispo sadino participará num conjunto de workshops dinamizados pelo Departamento da Juventude, e sexta-feira à noite, a partir das 22h00, estará com os jovens da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e da Banda da Sociedade Musical Sesimbrense.
No sábado, dia 10 de novembro, a partir das 10h00, o bispo de Setúbal promove visitas aos jovens do Agrupamento de Escuteiros 325 de Sesimbra; e aos grupos paróquiais de catequese e de acólitos.
Durante a tarde, pelas 16h00, D. José Ornelas marcará presença no Conselho Paroquial de Jovens, para às 18h00 encerrar a semana com a celebração da Eucaristia.
Na Diocese de Setúbal, o tema da juventude está também a marcar o Ano Missionário instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa e que se vai prolongar até outubro de 2019.
Sobre este Ano Missionário, D. José Ornelas já referiu que “a atitude missionária não é, simplesmente, a atitude das missões externas” e é fundamental também “olhar para fora das comunidades”.
“A missão ‘ad gentes’ é importante e continua a ser sempre o horizonte, sair de si em direção aos outros, sair da sua própria comunidade em direção à sociedade”, explicou D. José Ornelas.
JCP