Setúbal: Bispo diocesano rejeita atitude de «julgamento» na Igreja e sugere o «acolhimento»

D. José Ornelas proferiu primeira de seis catequeses quaresmais nas igrejas com Porta Santa Jubilar

Setúbal, 15 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal proferiu a primeira catequese quaresmal este domingo e afirmou que a Igreja deve ser casa “da misericórdia, do acolhimento, da solidariedade e do perdão”.

“Ao entrar na porta da igreja de pedra, onde se reúne a Igreja de pessoas, ou nos centros paroquiais, ou noutras obras, deve-se sentir esse profundo carinho de Deus antes de qualquer julgamento, de qualquer distinção, de qualquer assunto”, disse D. José Ornelas.

A Catequese Quaresmal do bispo de Setúbal teve por tema "Deus de Justiça e Misericórdia" e decorreu na Catedral Dicoesana.

As Portas da Misericórdia que abriram no início do Jubileu “nas igrejas, no coração”, devem estar “sempre escancaradas para acolher mais do que santos aqueles que necessitarem de perdão, compreensão, solidariedade”, desenvolveu.

D. José Ornelas explicou que a Igreja de Cristo nasceu da “misericórdia do Pai revelada e tornada presente no coração misericordioso de Jesus”, por isso, “deve a sua existência” não apenas ao exemplo de Jesus mas “aos dons do Espírito”.

Segundo o bispo de Setúbal, cada um é convidado a fazer a “experiência determinante de discípulo”, a deixar-se encontrar pela misericórdia de Deus que “dá confiança, alegria e força à vida”, colocando-os ao “serviço da reconciliação e da paz”.

“O que caracteriza a Igreja do Senhor é antes de mais que seja local de encontro dos homens com a misericórdia de Deus. As nossas comunidades, particularmente aqueles que presidem – bispo, padres, catequistas, membros de comissões – têm de ser sinal desta misericórdia porque se não baralhamos tudo”, frisou o prelado.

Neste contexto, recordou o encontro entre o Papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo, desta sexta-feira, em Cuba, como um “sinal dos tempos”, após uma espera de 1000 anos, “lança uma chama de esperança sobre a divisão dos egoísmos, sentidos de justiça e razão”.

“É bom ver nos detalhes que Deus está vivo e continua a traçar caminhos de misericórdia, reconciliação e paz”, sublinhou.

Esta foi a primeira catequese quaresmal, de um ciclo de seis, que o bispo de Setúbal vai proferir nas igrejas com Porta Santa Jubilar e que a diocese transmite em direto no seu canal oficial no Youtube.

As reflexões dominicais dividem-se pelos quatro templos sadinos onde estão as Portas Santas, e vai regressar à Sé de Setúbal a 28 de fevereiro, às 15h30.

O Santuário do Cristo Rei, em Almada, também recebe duas Catequeses Quaresmais de D. José Ornelas, nos dias 21 de fevereiro e 06 de março, sempre às 15h30.

Já os santuários da Atalaia e do Cabo Espichel acolhem as reflexões do bispo de Setúbal, respetivamente, a 13 e 20 de março a partir das 15h30.

A Diocese de Setúbal criou um sítio na internet dedicado ao Jubileu da Misericórdia onde vai partilhar mais informações sobre os temas e estrutura destes encontros quaresmais com D. José Ornelas e outros eventos relacionados com o Ano Santo.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top