D. Gilberto Reis continua em funções até Francisco «entender»
Setúbal, 27 mai 2015 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, completa hoje 75 anos de idade e informou a diocese que, de acordo com o Direito Canónico, apresentou ao Papa Francisco a “renúncia ao serviço episcopal”.
Numa nota pastoral publicada no jornal diocesano ‘Notícias de Setúbal’, o prelado explicou que cumpriu o “estipulado no Direito (Canónico)” e fica agora “à espera da resposta” do Papa pelo tempo que “ele entender”, no exercício das suas funções episcopais.
D. Gilberto Reis convida ainda os fiéis a esperar “na oração confiante” o novo bispo que o Francisco “quando puder” vai nomear para a Diocese de Setúbal.
O número 1 do cânone 401 do Código de Direito Canónico determina que qualquer bispo diocesano que tenha completado 75 anos de idade deve apresentar a renúncia do ofício ao Papa, o qual toma uma decisão sobre o caso depois de examinadas todas as circunstâncias.
Nascido em Barbadães de Baixo (Diocese de Vila Real) em 1940, Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis foi ordenado padre em dezembro 1963; foi nomeado bispo auxiliar da Diocese do Porto a 16 de novembro de 1988, por São João Paulo II, e ordenado bispo na Sé de Vila Real, a 12 de fevereiro de 1989; o Papa polaco nomeou-o bispo de Setúbal em 1998.
CB/OC